Sebrae participa de projeto de Artesanato no Amazonas

Por Portal do Holanda

23/09/2021 17h34 — em Amazonas

Foto: Divulgação

O Sebrae Amazonas participou do lançamento do Projeto Laboratório Técnico  Artesanato Competitivo em Benjamin Constant, Alto Solimões (21) seguido de uma rodada de negócios (rodadadenegociosdoamazonas.com.br) que termina hoje (23) e que já conta com a participação de 24 lojistas, que compraram artigos de artesãos de Maués, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Rio Preto da Eva, Careiro Castanho, Novo Airão, Parintins e Manaus.

A instituição é a responsável pela execução do projeto  e a coordenação ficará sob responsabilidade da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), que está subordinada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), em parceria com o Ministério da Economia e Secretaria Especial de Produtividade e Competividade, através do Programa do Artesanato Brasileiro.

No âmbito do Projeto Laboratório Técnico Artesanato Competitivo serão selecionados 20 artesãos, que terão 192 horas de atividades, onde eles vão aprimorar seus trabalhos, para serem melhor posicionados no mercado nacional e internacional. Segundo a analista técnica do Sebrae Lilian Simões,  especializada em artesanato, “o projeto traz como pilar ações voltadas à inovação, com respeito às identidades dos indígenas e ribeirinhos. Ele incentivará  práticas responsáveis de manejo, melhor aproveitamento da matéria prima e design”.

Serão realizadas ações que proponham um novo olhar para o artesanato, que seja mais atraente para o mercado com valor material e imaterial agregados. Também terá como eixo fomentar o artesanato como atividade econômica sustentável e servirá para assegurar maior competitividade, contribuindo para o fortalecimento e promoção do segmento artesanal, como gerador de ocupação, trabalho e renda.

Fotos: Diretora Técnica do Sebrae Amazonas, Adrianne Antony Gonçalves

Segundo a diretora técnica do Sebrae Amazonas, Adrianne Antony Gonçalves, “o projeto é a consagração ao artesanato amazonense, é o reconhecimento, principalmente da humanidade por trás dele, que nos confere caráter ímpar. A escolha de Benjamin Constant para ser a base presencial do lançamento foi motivada nesse sentido, prestigiando nossas raízes. Nossos artesãos carregam saberes históricos. Vale ressaltar que apenas Amazonas, Ceará e Espirito Santo foram contemplados nacionalmente, sendo o primeiro laboratório a entrar em funcionamento, justamente aqui no Amazonas”.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas