Compartilhe este texto

Saúde orienta sobre como prevenir infecção por varíola dos macacos no Amazonas

Por Portal Do Holanda

12/08/2022 21h10 — em
Amazonas


Foto ilustrativa: Reprodução/TV Anhanguera

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulgou, nesta sexta-feira (12), orientações sobre como prevenir a varíola dos macacos. 

De acordo com a secretária executiva de Assistência da Capital, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Mônica Melo, a Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) é a unidade de referência do Estado para atendimento de pacientes que apresentam sinais e sintomas da varíola dos macacos. No entanto, toda a rede de saúde está sensível para o atendimento de casos suspeitos.

Medidas para a rede de saúde - Uma nota técnica da SES-AM e FVS, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus), traz orientações e medidas de vigilância, prevenção e controle de Monkeypox no Amazonas para a rede pública e privada de saúde. O documento está disponível em: https://bit.ly/3bPDjxB.

A nota traz especificidades técnicas sobre definição de caso, fluxo de amostras laboratoriais, prevenção e controle para os serviços de saúde com identificação de casos, rastreio de contatos e medidas de precaução no ambiente hospitalar, rede de referência assistencial, isolamento domiciliar e fluxo para investigação laboratorial de casos suspeitos. 

Orientações para a população - O comunicado de risco traz informações para a população sobre como se prevenir contra a Monkeypox:

- Evitar parcerias sexuais anônimas;

- No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar as suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;

- Os casos suspeitos de Monkeypox devem utilizar máscara e roupas cobrindo as lesões;

- Higienizar as mãos frequentemente;

- Não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, roupas ou roupas de cama;

- Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas.

Confira as orientações completas abaixo:

Clique para baixar arquivo

Clique para baixar arquivo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas