Compartilhe este texto

São Pedro tem procissão fluvial em Manaus hoje à tarde

Por Portal do Holanda

29/06/2022 10h44 — em
Amazonas


Foto ilustrativa: Divulgação/Arquidiocese

Manaus/AM – A procissão pelas águas do rio Negro, que acontece nesta quarta-feira, 29, dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, sairá às 16h do Terminal Pesqueiro, no Educandos, zona Sul, em direção à Ponte Jornalista Phelippe Daou, informa a Arquidiocese de Manaus.

 

Todo o trajeto será conduzido pelo padre Amarildo Luciano que fará momentos de reflexões acerca do tema escolhido para este ano: “São Pedro – Fé, Justiça e Paz”.

Acontece anualmente a procissão fluvial em honra a São Pedro e, em 2022, completam 73 anos de tradição. A iniciativa partiu da Colônia dos Pescadores, no bairro Educandos.

A organização da festa é feita pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O tema do festejo faz alusão aos momentos de dura violência na cidade de Manaus, e convida a uma reflexão e cultura de paz.

Santo mais citado nas escrituras

O nome Pedro é o mais citado na bíblia, são 177 vezes em que o nome do apóstolo aparece no livro. Simão tornou-se Pedro e a ele Jesus incumbiu as chaves dos céus. É conhecida a passagem bíblica de Mateus 18:18 que diz “Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”.

A história do discípulo é marcada pela negação, teimosia, e pelo imenso amor a Jesus, tanto que o próprio mestre o escolheu para guiar o seu rebanho. São Pedro é considerado o primeiro bispo de Roma, ou seja, o primeiro Papa da Igreja Católica.

O santo dos pescadores também é venerado como patrono dos viúvos, porteiros e dos pescadores, pois era pescador, destaca o pároco da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Educandos, padre Alfredo Viana.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas