Saiba como se prevenir de doenças durante a cheia dos rios do Amazonas

Por Portal do Holanda

07/05/2021 8h38 — em Amazonas

Foto: Divulgação/ Defesa Civil

Com a subida dos rios durante a cheia, o contato com água contaminada pode ser altamente perigoso e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) emitiu alerta para evitar esse contato. No Amazonas, a cheia dos rios já afeta mais de 40 municípios com 100 mil famílias.

Entre as doenças, a FVS alertou sobre contaminações por doenças como hepatite A, que ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados, e a leptospirose, transmitida pelo contato com a urina de ratos.

Para evitar doenças como cólera, diarreia, febre tifoide, hepatite tipo A, giardíase, amebíase, verminoses e leptospirose, que ocorrem pela ingestão de água contaminada, a FVS orienta:

“Se perceber alguma alteração na água da torneira (como odor e/ou coloração diferente do habitual), entrar em contato com a empresa responsável pela distribuição da água. Além disto, trate a água para consumo com hipoclorito de sódio (2,5%). Para cada litro de água que for beber, coloque duas gotas de hipoclorito de sódio e deixe repousar por 30 minutos. Na ausência do produto, filtre e ferva a água por 5 minutos, e só assim, ela estará pronta para consumo”, diz a orientação do órgão.

Além disto, evite o contato com água ou lama de enchentes ou esgotos. Impeça que crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados pela urina dos ratos. Para não se contaminar com a água da enchente ou lama, no momento da limpeza, utilize botas, luvas e máscara, mas caso não tenha, substitua as botas e luvas por sacos plásticos, e a máscara por pano ou lenço limpo.

Já o cuidado com alimentos deve ser redobrado na higienização, preparação e armazenamento dos alimentos durante a enchente, pois é possível que os alimentos não estejam em condições adequadas para consumo.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas