Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Sabotagem na TV Câmara. Tentativa seria impedir transmissão de mensagem de Artur

Publicado

em

Por

Sabotagem nos cabos de transmissão da TV Câmara por pouco não tira a  emissora do ar, ontem, durante a abertura dos trabalhos legislativos. O problema foi identificado ainda na terça-feira. A descoberta da inutilização dos cabos, 14 horas antes do evento, forçou o presidente Bosco Saraiva a mobilizar um grupo de técnicos que trabalhou durante a noite e conseguiu restabelecer os mecanismos de transmissão. A sabotagem- que supostamente  visava impedir a transmissão da mensagem do prefeito de Manaus, Artur Neto -  começou com os cabos localizados na sala do diretor de TV,  na área do Plenário, e não foi logo percebida porque, sem sessões, o local fica isolado. Há pelo menos cinco pessoas, cujos nomes não foram revelados, sendo investigadas como suspeitas.


Até dezembro de 2012, a TV Câmara mantinha um contrato de terceirização de mão de obra e de equipamentos com a empresa Lay Out, no valor de R$ 160 mil/mês. O contrato foi rescindido em janeiro deste ano, depois que o Tribunal de Contas do Estado identificou várias irregularidades na parceria.

Os equipamentos que se encontravam nas dependências da TV foram retirados pelos proprietários há 20 dias e a transmissão das sessões plenárias estão sendo asseguradas com os equipamentos antigos da CMM, adquiridos ainda pelo então vereador e ex-presidente Chico Preto, entre 2005 e 2006.


Por quase seis anos, a Câmara repassou para a Lay Out Publicidade R$ 12 milhões. A decisão do atual presidente, vereador Bosco Saraiva, de rescindir o contrato de terceirização rompeu com antigas práticas dentro do legislativo municipal, como o pagamento de funcionários que não apareciam para trabalhar bem como o loteamento de cargos da TV entre os parlamentares, além da locação de equipamentos defasados e sem o devido registro de controle de entrada e saída das máquinas, muitas delas alugadas de um intermediário por meio de acerto  nada convencional.


A licitação para a compra dos equipamentos deverá ocorrer ainda no primeiro semestre. Empresas especializadas na montagem de emissoras nas casas legislativas pelo País afora e de unidades móveis de transmissão já estão trabalhando na elaboração dos projetos que servirão de base para o edital da licitação destinado à aquisição de todos os equipamentos necessários à estrutura da TV Câmara Manaus.

 

NULL

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.