Rua do Jorge Teixeira vira 'lixeira viciada' e acúmulo de lixo gera reclamações
Manaus/AM - Moradores da Rua dos Cravos, no bairro Jorge Teixeira I, zona leste de Manaus, relataram transtornos causados pelo descarte irregular de lixo na via. O acúmulo de resíduos, que se intensificou ao longo de duas semanas, dificultava a passagem de pedestres e veículos, especialmente motoristas de aplicativo. Segundo relatos, os próprios moradores seriam os responsáveis por descartar o lixo no local.
"Tudo começou com os catadores rasgando os sacos de madrugada e deixando os restos espalhados. Depois, os próprios moradores passaram a jogar lixo no local. Os donos de lanchonetes também começaram a descartar resíduos por aqui. A partir daí, virou essa lixeira viciada — os catadores jogam restos na esquina e os moradores trazem até entulho", disse uma moradora.
O Portal do Holanda entrou em contato com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que realizou a retirada dos resíduos ainda na manhã desta terça-feira (29). Em nota, a Semulsp informou que o material foi descartado de forma inadequada por moradores e a limpeza já estava prevista no cronograma da secretaria para esta terça. Ainda de acordo com a pasta, a via é conhecida por ser uma "lixeira viciada" — nome dado a locais onde o descarte irregular acontece de forma recorrente, comprometendo a limpeza urbana e a saúde pública.
"O material acumulado no local trata-se de uma lixeira irregular já catalogada pela Semulsp, formada pelo descarte inadequado de resíduos por alguns moradores. Esta situação não tem relação com nenhuma ação oficial da Prefeitura para recolhimento de resíduos.", esclareceu. "A Semulsp cumpre diariamente seu papel, mas a colaboração da população é essencial para evitar o descarte irregular, que causa prejuízos ambientais, sanitários e visuais à cidade."
A Prefeitura de Manaus reforça que disponibiliza serviços como a coleta agendada de objetos volumosos e a coleta seletiva. O agendamento pode ser feito via WhatsApp pelos números (92) 98415-9563 ou (92) 98459-5618, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
ASSUNTOS: Amazonas