Roubos a ônibus caem 90% em Manaus entre janeiro e setembro
Manaus/AM - As autoridades registraram uma queda de 90,3% nos roubos ao transporte público entre janeiro e setembro deste ano, em comparação ao pico da série histórica de 2017, quando foram contabilizados 2.592 casos em Manaus. Em 2025, foram registrados 249 ocorrências, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
A redução é atribuída às ações integradas entre a Polícia Militar (PMAM) e a Polícia Civil (PC-AM), por meio do Núcleo de Repressão aos Roubos ao Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (Nurcc). O trabalho inclui mapeamento diário das ocorrências, análise detalhada dos crimes e operações direcionadas.
Em pouco mais de um ano, o Nurcc deflagrou 20 grandes operações, com cerca de 90 mandados de prisão cumpridos. A maioria dos suspeitos permanece presa, segundo o delegado Charles Araújo.
Desde 2019, o Governo do Amazonas investiu R$ 1,16 bilhão em segurança pública, com aquisição de equipamentos, renovação de viaturas, concursos públicos e implantação de tecnologias como o Sistema Paredão.
ASSUNTOS: Amazonas