Início Amazonas Rios do Amazonas passam por dragagem de manutenção a partir de setembro
Amazonas

Rios do Amazonas passam por dragagem de manutenção a partir de setembro

Rios do Amazonas passam por dragagem de manutenção a partir de setembro

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) dá início, na primeira quinzena de setembro, às obras de dragagem de manutenção em quatro trechos estratégicos das hidrovias do Amazonas. Com ordens de serviço já emitidas, as equipes e equipamentos começam a se mobilizar para garantir a trafegabilidade nos rios do estado antes do avanço da estiagem.

As intervenções fazem parte do Plano Anual de Dragagem de Manutenção Aquaviária (PADMA) e abrangem os trechos:

Benjamin Constant – São Paulo de Olivença

Tabatinga – Benjamin Constant

Coari – Codajás

Manaus – Itacoatiara

Estruturado com contratos de cinco anos, o programa visa garantir a continuidade e a prevenção das vias navegáveis. A escolha dos pontos críticos resulta de monitoramentos periódicos que identificam trechos com maior risco de desbarrancamento ou assoreamento durante a seca.

Na execução, o DNIT utilizará o método de sucção e recalque. Já na rota entre Manaus e Itacoatiara, as operações contarão com o reforço de uma draga do tipo Hopper , equipamento de alta capacidade para grande volume de sedimentos. As obras buscam assegurar a segurança, a regularidade e o fluxo contínuo do transporte de passageiros e do escoamento de cargas na região.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!