Rios Amazonas e Madeira mantêm navegabilidade e transporte de cargas
Manaus/AM- Apesar do período de estiagem, a navegação nos rios Amazonas e Madeira não foi afetada, e o transporte de cargas no estado segue ocorrendo normalmente, conforme informou o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma). A lenta vazante dos rios tem sido crucial para manter os trechos navegáveis.
Mesmo na calha do Rio Madeira, uma área historicamente crítica, balsas e embarcações que transportam combustíveis e produtos em geral continuam navegando com segurança e sem obstruções. A única ressalva é a restrição preventiva da navegação noturna imposta pela Marinha, medida adotada devido à presença de pedrais e bancos de areia.
O vice-presidente do Sindarma, Madison Nóbrega, destacou que o cenário atual é significativamente diferente de secas passadas, como a registrada no ano anterior, quando o abastecimento de diversos municípios do interior foi seriamente comprometido em setembro.
Para garantir a continuidade do fluxo, o Ministério dos Portos e Aeroportos está mantendo a dragagem em andamento nos pontos mais críticos do Madeira, no trecho entre Porto Velho (RO) e Manicoré (AM).
As atividades estão concentradas no Passo Miriti, onde a previsão é retirar cerca de 480 mil metros cúbicos de sedimentos. Esse volume representa quase metade do total previsto para as ações de dragagem em 2025, reforçando os esforços para evitar a interrupção da principal via de escoamento e abastecimento da região.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas