Rio Amazonas ultrapassa recorde e começa a engolir ilha de Parintins

Por Portal do Holanda

17/05/2021 14h53 — em Amazonas

Casas são ameaçadas pela subida do Rio Amazonas. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Parintins

Manaus/AM - O nível do Rio Amazonas alcançou 9,42m nesta segunda-feira (17) e superou a cota de cheia história na cidade de Parintins, que já está com parte da ilha debaixo d’água.

De acordo com a Defesa Civil, a maior cheia já registrada na cidade dos bumbos havia sido em 2009, quando o rio atingiu 9,38m e foi alcançada em 17 de junho. Acontece que, segundo especialistas, chuvas ainda serão comuns na região.

Assim como Manaus já enfrenta problemas relacionados à cheia do Rio Negro, que tomou conta da Rua dos Barés, Rua Barão de São Domingos e Avenida Eduardo Ribeiro, em Parintins, o nível do rio já invadiu ruas e calçadas.

Ao todo, 47 mil pessoas são afetadas na cidade em 9 bairros. Além do trânsito comprometido, muitos moradores tiveram de abandonar suas casas e produtores rurais contabilizaram perdas de safras inteiras com inundações.

A ilha Tupinambarana está em situação de alerta e um decreto de situação de emergência aguarda homologação. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas