Manaus/AM - Nesta terça-feira (27), o astronauta Marcos Pontes, futuro titular da Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) ressaltou que a região Norte é uma área importante para o desenvolvimento do Brasil. Pontes abriu a 1ª Feira do Polo Digital de Manaus com a palestra "É Possível".
“Para construir um país desenvolvido, temos que investir na Ciência e Tecnologia. Este ciclo vamos desenvolver em janeiro de 2019, priorizando a educação, formação de recursos humanos, formação de profissionais para a ciência, novas escolas técnicas, além de apoiar mais empresas de tecnologia e inovação. Sempre com o foco de fazer parcerias e cooperações internas e externas”, detalhou.
Segundo ele, a região Norte é extremamente especial, pois tem um potencial enorme, mas é preciso pensar também no desenvolvimento sustentável. “Podemos sim ter uma região com desenvolvimento econômico e social excelentes e, ao mesmo tempo, preservar toda essa maravilha que temos no entorno. Nós temos o mundo inteiro nos observando em relação às riquezas naturais. A ideia é oferecer ideias inovadoras para manter essa região linda e preservada, por meio da Ciência e Tecnologia".
O astronauta é natural da cidade de Bauru, interior de São Paulo, e ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1981. Aos 18 anos de idade, foi piloto de testes e acumulou mais de 2 mil horas de vôos, em 25 tipos de aeronaves, tornando-se tenente-coronel. Sua trajetória ficou marcada em 2006, por ser o primeiro astronauta brasileiro a embarcar em uma missão espacial.

