Reforço na saúde chega à ilha para atender público do Festival de Parintins

Manaus/AM - As primeiras equipes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) começaram a desembarcar, neste domingo (22), em Parintins, para reforçar a estrutura de serviços durante o 58º Festival, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho.
Ao todo, 113 profissionais da SES-AM, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais especializados no atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar e hospitalar, socorro médico e as equipes da Fundação de Vigilância em Saúde- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vão reforçar a rede local e os serviços que estão sendo levados pelo Estado.
Estrutura
A estrutura montada pela SES-AM para o festival inclui dois postos médicos dentro do Bumbódromo, um no lado azul e outro no lado vermelho, com serviços de ambulatório, urgência e emergência, para o público interno e externo.
No atendimento hospitalar, o Hospital Jofre Cohen contará com médicos ortopedistas, neurologistas e anestesiologistas, atuando presencialmente e de sobreaviso. A unidade agora possui 11 leitos implantados de forma definitiva. Da mesma forma, o Hospital Padre Colombo, que também recebeu reforço de Unidade de Cuidados Intermedários (UCI), estará integrado à estrutura programada para o festival.
Estrutura pré-hospitalar com seis ambulâncias está programada em pontos estratégicos da cidade, em trabalho coordenado com o Corpo de Bombeiros, para garantir agilidade no socorro. Para casos mais graves, aeronaves equipadas com Unidades de Terapia Intensiva (UTI aérea) estarão de prontidão 24 horas por dia para remoções a Manaus. O Complexo Regulador acompanhará em tempo real os atendimentos e a situação das unidades hospitalares de Parintins.
Barco Hospital
Cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, entre outros, estarão atuando. As expedições de saúde são resultado de uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.
De 25 a 30 de junho, serão oferecidos atendimentos com clínico geral, dermatologista, dentista, ginecologista, oftalmologista e pediatra. A população terá acesso, ainda, a exames laboratoriais, raio-X, mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, vacinação, dispensação de medicamentos e serviços odontológicos. A embarcação também está equipada para realizar procedimentos cirúrgicos de média complexidade.

ASSUNTOS: Amazonas