Recuperados da Covid-19 atendidos em outros estados voltam a Manaus
Por Portal do Holanda
23/01/2021 20h00 — em Amazonas

Manaus/AM - O Governo do Amazonas anunciou neste sábado (23), que dez pacientes que haviam sido transferidos para tratar a covid-19 em unidades hospitalares do Distrito Federal e Piauí, retornaram a Manaus. A chegada ocorreu no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e foi marcada por palavras de comoção, saudades e superação. “Foi difícil, mas estou aqui para contar”, registrou uma das recepcionadas nesta sexta-feira (22).
Neila Meireles, de 45 anos, ficou internada no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias. Após ser analisada pela equipe médica e apresentar quadro moderado de Covid-19, a força-tarefa de saúde e assistência social do Governo do Estado articulou a ida dela para o Distrito Federal. Segundo ela, o único pensamento era conseguir alta médica para ver de novo as filhas.
O recomeço para todos os recuperados acabou sendo a palavra de ordem. No aeroporto, alguns amazonenses saíam do portão de desembarque segurando a placa “Eu venci o Covid-19”, comemorando o retorno com saúde nos braços dos familiares. O primeiro voo fretado pousou na capital por volta das 21h com seis pessoas recuperadas, enquanto o segundo, do Piauí, pousou no Aeroporto Eduardo Gomes por volta de 0h30.
Na chegada a Manaus, um grupo formado pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) viabilizou o transporte do recuperados até às residências. Promovendo o apoio psicossocial, o órgão possui técnicos nos oito Estados onde há pacientes em tratamento com o objetivo de prestar o auxílio necessário aos familiares no Amazonas.
Além dos pacientes recuperados, os corpos de dois pacientes que vieram a óbito fora do Amazonas chegaram a Manaus nesta sexta-feira (22). Os corpos foram encaminhados para os procedimentos e serão entregues aos familiares.


PGR, STJ, Cigás, Ary Moutinho e a defesa da liberdade de expressão
