"Quem discorda da Copa deveria ter sido do contra antes do Lula trazê-la ao Brasil"

Por

08/06/2014 10h14 — em Amazonas

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, secretário de Saúde do Amazonas, vascaíno, nacionalino, geminiano, católico, devoto e nascido no dia de Nossa Senhora Auxiliadora. No bate papo desta semana vamos abordar sobre Copa, hospitais, Santa Casa de Misericórdia, projetos e desafios de uma pasta que envolve a gestão da Saúde do nosso Estado. Meu entrevistado não é tão bonzinho quanto parece, visita as unidades hospitalares de surpresa e mesmo que tenha sido contra Gilberto Mestrinho depois foi convidado para trabalhar numa gestão dele. Perdeu todas às vezes que se candidatou: “Acredito que contribuo muito mais sem mandato do que com mandato”. E disse que pesquisas eleitorais são tudo uma enganação, ele mesmo já sentiu na pele: “Me poupem disso!”. Confira a entrevista com o médico infectologista-professor-pai e avô, filho de Novo Aripuanã, Wilson Alecrim.

“Quem discorda da Copa deveria ter sido do contra antes do Lula trazê-la ao Brasil”

Texto: Vivi Cariolano
Fotos Taiane Sales


Faz tempo que eu gostaria de ter esse bate papo, saber um pouco mais sobre sua carreira, de sua vida pública, conte-nos tudo Dr. Wilson. ; )

Na verdade eu é que me sinto lisonjeado por estar prestando esta entrevista a você, pela forma e o diferencial que você faz suas entrevistas, a gente acompanha com as pessoas, ouço comentários... não é aquela coisa do vai – e – vem e nem é aquela coisa habitual do dia a dia. Eu estava só aguardando minha vez, rs.

Quem é Wilson Alecrim?

Você sabe que eu fiz 67 anos agora, ...

Sério?

Sim, semana passada. Eu me considero uma pessoa que Deus tem sido muito bondoso comigo. Tenho dupla nacionalidade por parte de minha mãe, meu avô é português, nasci em Novo Aripuanã, no Rio Madeira...

Caboclo da Terra?

Sou ribeirinho com muito orgulho. Com a ajuda de meu pai consegui cruzar a margem esquerda do Rio Negro, Oceano Atlântico, Oceano Pacífico, enfim... Me formei médico [UFAM] até por uma vontade de meu pai de ter filho doutor.

 


Você é o único doutor na família?

Não, eu tenho mais um irmão que é médico. Na minha família mesmo, Vivi, tem 11 médicos ao todo. E na minha família direta somos 05 médicos: eu, minha esposa, meu irmão, meu genro e minha filha.

Tudo em áreas específicas, óbvio?

Humhum, minha área são as Doenças Tropicais (Chagas, malária, febre Tifoide, Meningite, HIV).


Era algo que você já queria ou foi o mercado que te impulsionou?

Já queria e como meu pai era empresário ele imaginava que o filho dele doutor pudesse/ tivesse um hospital. Mas eu preferi cuidar, na época, das doenças que atingiam a grande massa. Não existiam as vacinas...

Nossa que sufoco!!!!

As crianças morriam de sarampo, de tétano, de difteria, eram filas imensas... Resolvi caminhar por este caminho aí.

Com quantos anos você chegou a Manaus?
Com 09 anos. Casei aqui, me formei aqui, fiz pós-graduação, residência médica e mestrado na Universidade de Brasília, me tornei professor da Universidade em 1974, fui o professor titular mais jovem :D~


*o* tahhhhhhhh

Me aposentei em 2002 como professor e pela Fundação de Medicina Tropical já tem 08 anos que também já me aposentei. Tenho duas aposentadorias.

Tá muito bem, einmm. Totalmente dedicado hoje à pasta de Saúde do Estado?

Eu me dedico mais na Pasta de Gestão ...

Há quanto tempo existe essa dedicação?
Pelo Estado estou pela terceira vez. Mas a minha primeira experiência como gestor, na área da Saúde, foi quando houve a Redemocratização do Brasil. Eu fazia parte de um Movimento Nacional da Reforma Sanitária e assumi a gestão da antiga Sucam no Amazonas.

SUCAM?

Superintendência de Campanha do Amazonas (cuidava de malária, febre amarela), não existe mais, já foi extinta.  


Criaram o quê no lugar?

Veio a Fundação Nacional de Saúde, a FNS, que era federal. E em 1988 quando ganhamos a primeira eleição para prefeito de Manaus, com o Artur, fui secretário Municipal de Saúde até 89, já em 90 me afastei para ser candidato a governador.


GOVERNADOOOOOOOR???

Justamente.
Nhaimmmmmmm???


Perdi :ppppppp

Kkkkkkkkkkkkkk

Rsrsrsrrsrs

Quais eram teus concorrentes?

Gilberto Mestrinho :D~


MARROIAAAAA, concorrente do Boto!?

Grupo do Artur contra o grupo dele.

Ahhhhh eu quero fazer uma pergunta..., disputar uma eleição com um titã não dá um certo medo, não???

Dahhhhh, mas a vontade de fazer as coisas, de tentar criar uma nova personalidade política do Estado, uma alma jovem com esta oportunidade, vendo por esse lado, tudo isso te impulsiona e o medo fica de lado.

O político parte para a luta por causa de seus ideais?

Sim. Aí em 1991 eu voltei para a secretaria de Educação do Município de Manaus, em 92 me afastei de novo para me candidatar a vice-prefeito com o Dutra.

COM QUEM?

Com o Dutra, mas também não ganhei. Perdemos a eleição.

Kkkkkkkkk

Rsrsrs

Você só perdeu ; (

;-/ e de 93 em diante eu me desfiliei de partido...

Por que nunca ganhou nada????

Não ganhei, também não fiz mais nada.

Foi desestimulado pelas perdas?

Não, eu vi que havia uma diferença de olhar da população entre o profissional médico- pesquisador-professor e o político candidato.


Hmmmm

A população olhava aquilo e queria misturar e eu tinha a sensação sociológica de que eu passava a ser desacreditado, foi então que me desfiliei. U______U

Nunca mais se filiou em nenhum outro partido????

Eu não queria ser mais candidato mesmo. Voltei no PMN do Omar, mas agora estou filiado no PROS. Chegava eleição e as pesquisas mostravam que me elegeria para isso ou para aquilo, mas cansei, não era nada daquilo. Me poupem disso.

As pesquisas mostram o que o candidato “quer” saber quando na verdade não é o real pensamento da população. Me poupe também.


Quero continuar trabalhando como técnico, ajudar no que eu posso, fazer o meu melhor dando minha contribuição para os políticos.

Quantos anos dedicados à carreira de médico?

35 anos. Eu tenho 41 anos de formado, y-y.

Hoje tu tens duas aposentadorias, é gestor de uma pasta super importante, tá bem na fita financeiramente neam, conttttaaaa pra gente!!?!?!

Mais ou menos, mais ou menos :D~~~

KKkkkkkkkk

Rsrsrsrsrs

São quantos irmãos?

Tenho 11 irmãos. Sou o terceiro, rs.

MON GZUSS... um time de futebol kkkkkkk

São tudo empresário; E eles que são milionários donos de Aguácrim, Gelocrim...

ahahhaaha :pppp

Meu pai era empresário. Morreu muito jovem, minha mãe que era só doméstica criou as empresas e meus irmãos conduziram muito bem.

Mas me diga, como é ser gestor de uma Pasta que a população inteira reclama, como você lida com as críticas negativas voltadas para a área da Saúde?

Veja, eu encaro sempre como um dever do dia a dia.

É muito pepino para resolver?

Eu trabalho os 07 dias da semana, acordo muito cedo e meu expediente vai até umas 9h da noite, de segunda a sexta. Sábado vou ao interior, toda semana, e no domingo eu fico com a família.  Respondendo sua pergunta, a secretaria tem 21mil funcionários espalhados pelos 62 municípios – incluindo a capital, é uma responsabilidade muito grande.

HEITA!!!!!

E ainda tenho uma outra função em Brasília.

Qual?

Há 03 anos sou presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde.
 
Que metidoooooo, como conseguiu o título?

Foi uma bondade dos outros secretários. Eles se reúnem, a escolha ocorre a cada ano, estarei por lá até abril do ano que vem.

Você não ganhou eleição alguma, mas possui cargos políticos há bastante tempo, você atribui aos seus lindos olhos azuis que são castanhos? Kkkkk

rsrsrssrsr ... Vivi, veja o seguinte, por que estou há tanto tempo? Eu faço um divisor de águas muito importante entre a ação política e a ação técnica. Mas é óbvio que se tenho um cargo político – como tenho agora, eu trabalho politicamente para o meu governador.

E você já trabalhou com alguns deles, neam?

Trabalhei com todos após a Redemocratização :D~~~~

Cita os nomes deles aí.

Antes de ser contra o Mestrinho ....

Kkkkkkkkkkkk

Fui Subsecretário de Saúde dele, em 1982,...

Putxxx depois foi contra ele *o*

Fui, daí em 83...

OLHAAAAAAAAA TU NÃO ÉS TÃO BONZINHO ASSIM, passada kkkkkkkk

Veja, uma coisa era o que nós concordávamos e outra coisa foi o que passamos a discordar. Em 83 fui da pasta dele por uma razão muito simples, ninguém queria ajuda-lo na área da Saúde.

Galera do Mal, kkkkkkk

Não, ele tinha acabado de voltar da cassação.

Ahhhhhhhhhh :x

O irmão dele era muito meu amigo, o Álvaro, chamou a mim e outro médico, criamos o programa de eleição dele em 82 e quando ele voltou o Nelson foi o secretario e eu o sub. Ai no final de 83 - quando começamos a divergir, eu pedi para sair. Y_Y

Política nunca mais... É uma decepção essa área pra você?

Como candidato nunca mais, trabalhando politicamente sim, mas com candidatura não.

De jeito nenhum? Nunca diga nunca u_u

Com a minha idade? Não, já passei ...

Ahhhhhh pfvr, tem gente dentro do sarcófago saindo candidato, oras...

Muitos já dobraram o Cabo da Boa Esperança

Kkkkkkkkkkkkkkkk

Vivi, tenho certeza que contribuo muito mais sem mandato do que com mandato.

Em que situação você se torna um siri na lata?

Quando me irritam eu preciso me travar para não me destemperar.

Você é um homem contido?

Acho que o pai, o professor, o amigo, ele precisa ter uma atitude para não se destemperar. Não fazer coisas que possam machucar os outros. E depois tem que pedir desculpa.

E qual o problema de pedir????

Pedir desculpas é bom, mas o melhor é não machucar.

Kkkkkkkkkkkkkkkk Vishhh


Por isso não me destempero facilmente.

Qual sua religião?

Sou católico. Devoto de Nsa Sra Auxiliadora. Nasci no dia Dela, 24 de maio.

E a Copa, einn, que você acha das pessoas que comentam que os gastos deste evento poderiam ser aplicados na Saúde?

Vejo pelo lado de dois aspectos. Primeiro, quem discorda da Copa deveria ter feito todo esse movimento do contra antes do Lula trazer a Copa ao Brasil. É um compromisso entre países. Agora é tarde. Segundo, respeito as pessoas que criticam e acredito que o país deveria investir nas áreas sociais. (Neste momento secretário faz uma crítica com os gastos dos 12 estádios, comenta que só o de Brasília estima-se que tenham gastado 1 bilhão e 800 milhões de reais, somando no total algo em torno de 15 BILHÕES  só em estádios. Esse dinheiro realmente poderia ser investido em prol direto da população, mas vendo pelo lado social é encantador como brasileiro curte futebol e lota os estádios).

Qual seu time?

Vasco da Gama. Tanto está apanhando quanto estão batendo nele, ; (


Vascaínos torcem por AMORRRRRR, não importa a situação que o Gigante está u-u

De acordo total. E aqui em Manaus torço pelo Nacional, tenho ido à Arena e o que me chama a atenção é a frequência de participantes nos jogos que estão ocorrendo.

Durante esses 04 anos como gestor Estadual, quanto tivemos de investimento na área da Saúde?

Tive sorte de trabalhar com governadores que investem. E no governo do Omar – desde 2010, foi investido cerca de 23% do orçamento da Saúde.

Em reais isso dá quanto?

Cerca de 2 Bilhões e 300 milhões de reais/ano.

Aonde foi aplicado esse dinheiro? Tem gente reclamando que não vê investimento algum.


A Saúde é uma coisa cara. Há um mês, na Revista época, houve uma matéria falando a respeito de Saúde Privada e Saúde Pública, envolvendo as iniciativas privadas e os planos de Saúde. Qual é a vantagem do Amazonas? Estamos na frente do Distrito Federal, eles investem 20% e nós 23%. Inibimos a iniciativa privada, somos os primeiros no país a ter mais da metade da população totalmente dependente do poder público.

E como vocês estão se preparando para a Copa?

É a primeira vez, eu enquanto gestor estadual, que estamos trabalhando junto com a prefeitura em prol da saúde. Fizemos um plano-conjunto, mas dentro do estádio quem toma conta é a FIFA. Na área de fora da Arena, nos arredores do Fan Fest, Ponta Negra e Cidade Nova, é de responsabilidade do governo e da prefeitura, nós é que vamos tomar conta.

Que a população pode esperar?
 
Preparamos um grupo de médicos e enfermeiros que vão ficar continuadamente à disposição para atendimentos de eventualidades que possam ocorrer.  Só o SAMU vai disponibilizar 46 ambulâncias espalhadas, das quais 07 serão de UTI para o trabalho da Copa.

E os hospitais, vocês trabalharam na melhoria de quê?

À medida que houver necessidade o número de plantonista vai dobrar, haverá também um plano chamado de contingência com mais medicamento, mais pessoal na forma de atender.

Quais os hospitais hoje mais preparados para uma demanda deste porte?

O mais próximo do evento é o 28 de Agosto, é que está sendo mais qualificado pra isso. E para o atendimento neurológico e demandas assemelhadas temos o João Lúcio. (E ele cita eventos que temos no calendário da Cidade que com certeza dá muito mais gente do que dará na Copa, como Boi Manaus, Carnaval e etc).

Ahhh mas você há de concordar comigo que esses eventos são nossos, já a Copa tem muita gente torcendo o nariz. Vocês estão preparados para os manifestantes do Contra? Querendo ou não isso implica no bem estar de outras pessoas.

Estamos, pois contamos com a parceria da Segurança Pública. O último Carnaboi que teve agora só houve duas ocorrências: uma escoriação e um bebum. Todo mundo foi revistado. Foram 26 apreensões de armas brancas e somente uma arma de fogo, inclusive. E outra coisa, Copa não tem mochileiro...

Kkkkkk será que não?

Só vem quem tem muito dinheiro para pagar, rssrsrsrs.

Tá “Serto”, kkkkkk

Creio que existirão muitas pessoas educadas visitando a cidade.

E você irá ao estádio?

Eu vou assistir de casa, ririisisiriririss.

Tá com medo de levar uma pedrada neam, ... kkkkk

Irhsirhishirhrhrhrhrrsrs essa Vivi :p

O que vocês têm feito na Susam, quais são os projetos atuais?

De janeiro para cá inauguramos 09 hospitais no interior do Estado.

\o/

Uma UPA em Tabatinga...

UPA??? (parece oonpa-loopa)

Rsrsrsrs, Unidade de Pronto-Atendimento. (Daí foi citando as unidades inauguradas e seus respectivos municípios).

E a Santa Casa de Misericórdia qual é a real situação dela?

Infelizmente a Santa Casa pertence a uma sociedade onde os sócios é que detém de todo o poder sobre ela. Em 2006 trabalhei bastante na tentativa de reerguer a SC, ...

Peraí, não tem jeito pra ela???

Veja, em 2004 nomeei uma comissão que fez um levantamento sobre tudo da Santa Casa, ficou pronto em 2006, o Estado fez uma oferta onde assumiria parte da SC e as dívidas que naquela época era algo em torno de 19 milhões de reais.


MENHANUSSSSA!!!!!!!!!!!!

E investiria mais 20 milhões em reforma, equipamentos e tudo o que fosse necessário desde que eles nos entregassem o hospital por 15 anos.

E não aceitaram?

Não aceitaram. E nós não podíamos pegar o dinheiro público e botar na casa de quem não é público, existe uma sociedade, não podemos passar por cima. Toda semana leio que aparece um salvador da Pátria, só que esses salvadores precisam entender que a Santa Casa de Misericórdia pertence a um grupo de sócios e isso impossibilita o Estado e o Município – e até o governo Federal, de tomarem algumas decisões.

Certeza que boa parte da população não sabe disso. AFFF

Sim e vou lhe contar, lá na Santa Casa de Misericórdia teria o Instituto da Mulher, como não aceitaram fizemos onde podíamos e hoje temos este belíssimo hospital ao lado do 28. Muita coisa passa pela discussão política sem que a população tenha conhecimento. (E neste momento o secretário discorre sobre as UPA’s instaladas, ampliação e reforma do Francisca Mendes, Clinica de Reabilitação no km53 Manaus/Itacoatiara que inclusive era um compromisso do ex-gov. Omar Aziz, e comentou orgulhoso sobre o projeto – em andamento, do Transplante de Fígado no Adriano Jorge).


Quando rola o primeiro transplante, temos como saber?

Agora, este mês.

JURA???

Está tudo preparado. As pessoas não precisarão mais sair daqui para fazer transplante fora da cidade.

Heitaaaaa, essa fila vai ser grande ein???!!!

Vivi, hoje a doença que mais chama atenção é o câncer.


E o que vocês estão fazendo a respeito?

Estamos investindo profundamente numa melhoria da Fundação Cecon. Estamos nos associando com a Fundação do Câncer no Rio de Janeiro para adotar o Cecon numa política mais humanizada e de infraestrutura para atender a demanda. Estamos credenciando hospitais privados locais também para uma parceria. Cerca de 30% da população que atendemos vem de outros estados.  

Nosso leitor tem como chegar até você para discutir ou trocar alguma ideia relevante na área da Saúde?
Vivo muito na rua. Tenho uma rotina interessante, só atendo no meu gabinete pela parte da tarde. Pela manhã estou fora, saio de casa sem agenda, vou a alguma unidade de saúde sem avisar.

SEM AVISAR?? (você é mau, kkkkkkkkk).

Sem avisar e faço isso de segunda a sexta. U_U

Kkkkkkkkkkkkk

Nem o diretor e nem a administração sabem que vou lá, ...

Kkkkkkkkkkk tÔ imaginando a cena

Eu preciso ver e saber se a coisa está funcionando. Se a gente avisa que vai aí arrumam tudo, modificam, camuflam algo... A minha visita é sem hora marcada, não abro mão disso.

Você é o supervisor do chicote kkkkkkkkkkk

Preciso chegar de surpresa mesmo, com o olhar atento.

Vai sozinho? Óbvio que não, neee

Vou com a minha assessoria de imprensa e uma pessoa que trabalha comigo na parte operacional.

E o que você faz quando chega? Todo mundo da Unidade lhe conhece, oras.

Pergunto pelo diretor ou diretora. U_U

E se não tiver o diretor ou diretora, você faz o quê?

Eu digo assim: “Fale que estive aqui e que eu já vou!!”.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito putooooo

Viro as costas e vou embora y-y

Kkkkkkkkkkkkkk

Khjkjkkhkhhkhhkhkhkhjhjgkgk

Fica todo mundo com cucks na mãoooo

Eu não entro, sem diretor ou diretora vou embora.

Leva um caderninho, anota e tal... kkkkkkk


Levo meu caderninho, sim. U_U

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Aí o telefone não para... “Estava num local tal.. bla bla bla”.

E você sente quando as desculpas são esfarrapadas kkkkk

“Meu pai tava doente, meu tio, meu filho, tive uma reunião num sei aonde....”.


A vó é a primeira a morrer, coitada. Kkkkkkkkk

Essa é a minha rotina das manhãs. E à tarde atendo as pessoas agendadas. Vivi, nessas visitas que eu faço converso muito com a população.

Já ia perguntar, que lindo. Tem que conversar mesmo, o povo não mente!

Converso, anoto o nome, agendo um particular, essa rotina eu não abro mão.

É MUITO PEPINO, BRASIL. Kkkkkkkk

Minha secretária agenda, marcamos direitinho e assim consigo desempenhar meu papel.

Puxa pouca orelha

Puxo mesmo!!!!!

Kkkkkkkkkkkk

Rsrsrsrsjrjrsrrsrs

Qual foi a última orelha puxada quando você visitou as unidades?

Não posso falar.

AHHHHHH DIZ LOGO!!!

Foi o que pisou na bola recentemente.

Fala logo, secretário.

Não, vou deixar bem guardado. Rsjsrjrjrrjjrsjjrsrj.

O 28 tá bem ou mal na fita?

Tá muito bem!!!!!!!

Uhuuuuuuu meus amigos de lá vão adorar saber disso \o/

Temos uma ótima administradora no 28. (Secretário comenta que foi ele quem indicou a atual gestora do 28 ao Omar, na verdade um grande desafio - e pediu permissão para fazer um experimento porque não se tratava de médica, mas de uma mulher que fez administração hospitalar e ele já conhecia seu desempenho devido seus serviços prestados ao Fundo Estadual de Saúde).

Eu sei quem ehhhhhh <3

E ela está se dando muito bem, Vivi!!!!!!!!!!

E eu não vou dizer o nome pra não botarem olho gordo nela y_y

Com o apoio da direção clínica, direção médica, ela reordenou todos os passos do hospital. Ou seja, fizemos uma excelente escolha com a permissão do ex-gov. Omar. Estamos investindo muito nas pessoas que têm formação na área da saúde, mas que não precisam necessariamente ser médicos para dirigir um hospital.

Olha o trabalho dela sendo reconhecido \o/ \o/ \o/ \o/

^____^  (secretário fez uma carinha de fowfo).

Qual é a sua mensagem para quem vai ler nossa entrevista?

Uma grande preocupação nossa é o HIV, pois não tem vacina, não podemos dizer que a pessoa está curada, não podemos dizer para não fazerem sexo, mas que façam com camisinha. Façam sexo seguro, usem camisinha, por favor.

Cubram os xoxotos!!!!!!!!!!!!!!

Cubram, cubram, se cuidem. (O secretário comenta sobre os muitos mitos que existiam/ existem sobre o vírus HIV e contou causos cômicos envolvendo esses mitos na sua época de Fundação de Medicina Tropical).

A falta de informação gera um preconceito muito grande, neee

Por incrível que pareça o índice de infectados pelo vírus HIV voltou a crescer entre os jovens, infelizmente. Com o surgimento das novas drogas, eles confundem tratar com curar. E não é assim, a pessoa não ficou livre, não quer dizer que não precise mais tomar os remédios. O tratamento consiste em não deixar o vírus se proliferar e com isso atrair as doenças oportunistas. O meu recado é esse, não usar drogas, usar camisinha e para as meninas, por favor, não engravidem antes dos 25 anos de idade.

E para encerrar nosso bate papo deixe um recado pra mim, hahahaha. Muito obrigada <3

Quem informa acredito que tenha uma responsabilidade tão grande quanto a minha, pois forma opinião das pessoas, sabia? Esclarece as pessoas, tira dúvidas das pessoas, então a minha mensagem para você é que continue fazendo o que faz, e o faz muito bem, contribuindo com todos nós. Parabéns pelo seu sucesso, eu é que agradeço a oportunidade de lhe conceder esta entrevista, Vivi.

Ebaaaaaaaaa, que lindo. Muito obrigadaaaaa, beijos e abraços na sua esposa <3

Obrigada, abraços e felicidades pra você e pra sua irmã.

Owmmmmmmmmmn s2 s2 s2 s2

P.S.: Quem tiver interesse em contatar o secretário é só se dirigir a SUSAM e agendar um horário com ele. Fiquem à vontade: Av. André Araújo, 701 – Aleixo,  [email protected]
Beijo enorme, obrigada pelas dicas e sugestões de pautas.

Vivi *_________*

www.facebook.com/vivicariolano | Infos (92) 9446-2672 | [email protected] 

+ Amazonas