Compartilhe este texto

Quatro animais silvestres são resgatados pelo Ipaam em diferentes bairros de Manaus

Por Portal Do Holanda

29/08/2025 16h02 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/IPAAM

Manaus/AM - Quatro animais silvestres foram resgatados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) em Manaus na quinta-feira (28). Entre as espécies recolhidas estavam um periquitão-maracanã, uma mucura, um aracuã e um urubu-de-cabeça-preta. Os casos ocorreram nos bairros Alvorada, zona centro-oeste, e Novo Aleixo, zona norte, após moradores encontrarem os animais fora de seus habitats naturais, feridos ou em situação de risco, e acionarem a Gerência de Fauna do órgão (Gfau).

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, ressaltou a importância da colaboração da população. “A operação de resgate começa com o contato da população que encontra e aciona a Gfau. É fundamental acionar o órgão competente para promover as devidas precauções de resgate, em parceria com o Ibama”, afirmou. O assessor ambiental da Gfau, Gilson Tavernard, alertou que a população não deve tentar alimentar ou manter os animais em casa, já que produtos inadequados podem prejudicar a saúde das espécies.

Entre os animais resgatados, moradores relataram cuidados provisórios até a chegada da equipe. No Alvorada 2, um periquitão-maracanã foi mantido em segurança por quase três semanas por uma família até ser entregue ao Ipaam. Já no Alvorada 1, uma mucura filhote foi recolhida após ser encontrada debilitada na calçada de uma residência. Outro caso envolveu um aracuã levado ao bairro Alvorada, onde a moradora Maria Castro acionou o Ipaam para o resgate.

No bairro Novo Aleixo, um urubu-de-cabeça-preta com a asa machucada foi mantido em segurança por cinco dias até ser entregue à equipe. Todos os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama para avaliação veterinária e, após reabilitação, serão devolvidos ao seu habitat natural. O Ipaam reforça que qualquer animal silvestre encontrado ferido ou em risco deve ser resgatado pelo órgão, pelo WhatsApp (92) 98438-7964, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas