Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Quase uma tonelada de material reciclável é recolhida do Boi Manaus

Publicado

em

A edição 2015 do Boi Manaus, ocorrida nos últimos dias 23 e 24 rendeu quase uma toneladade material reciclável para dois grupos de catadores locais. A coleta seletiva já é uma prática nos festejos municipais e eventos oficiais da Prefeitura Municipal há mais de um ano.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa) e Associação de Catadores de Resíduos (ACR) levaram a coleta seletiva para os dois eventos de comemoração aos 346 anos da capital do Amazonas, na avenida Itaúba (Zona Leste) e Ponta Negra (Zona Oeste).



A ACR levou oito trabalhadores à avenida Itaúba e recolheu 235 quilos de material. Deste volume, 170 quilos foram de garrafas PET; 40 quilos de latas de alumínio e 25 quilos de plásticos em geral.

Já a Arpa, que atuou na Ponta Negra, com 15 pessoas, arrecadou 746 quilos de material, dos quais 489 quilos de PET; 146 quilos de latinhas; 68 quilos de plástico e 43 quilos de papelão. “É uma prioridade para a Prefeitura apoiar a coleta seletiva e os grupos de catadores em Manaus. Além de impulsionar o trabalho dos catadores e ajudar a manter os locais limpos, a presença desses profissionais nos eventos ajuda a difundir os conceitos de reciclagem entre a população”, avaliou o secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias.



As ações de suporte e incentivo aos catadores de Manaus seguem as diretrizes da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil.

Galpões

Desde 2014, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semulsp, já entregou sete galpões para uso das cooperativas e associações de catadores em Manaus, beneficiando de forma direta mais de 160 catadores de oito grupos.

Atualmente, existem cerca de 260 catadores cadastrados pela Prefeitura, divididos entre associações, cooperativas e núcleos, recebendo suporte da Semulsp.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.