Qualidade da água ganha laboratório fluvial a ser usado pela UEA

Por Portal do Holanda

25/08/2020 13h23 — em Amazonas

Área da Região Metropolitana de Manaus vai ser monitorada - Foto: Divulgação/Ipaam

Manaus/AM - Com o objetivo de verificar atentamente a qualidade das águas, solo e ar no estado do Amazonas, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) firmaram acordo de financiamento para a licitação de equipamentos laboratoriais, para execução do Projeto de Qualidade de Águas na Região Metropolitana de Manaus.

A assinatura do acordo ocorreu durante a 44ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, na manhã desta terça-feira (25/08). Os equipamentos de laboratório serão instalados na embarcação, construída pela empresa Atem's Distribuidora de Petróleo S.A., por meio de um termo de compromisso de medidas compensatórias.

A embarcação será cedida para UEA, visando atender ao projeto pelos próximos cinco anos. De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, esta é uma oportunidade valiosa para o órgão, visto que laboratório que irá operar na embarcação pode obter resultados que consolidarão as ações da equipe de fiscalização do Ipaam.

"A parceria entre os órgãos resulta numa grande ação para fortalecer a Política de Controle Ambiental no estado do Amazonas. Estamos, juntos, visando o Desenvolvimento Sustentável de nosso estado", declarou ele.

Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a cooperação entre as instituições é de extrema importância para a população amazonense. “Esta parceria firmada nos permite ter um barco que faça pesquisas nas águas dos rios ao redor de Manaus, e naturalmente do estado, nos próximos cinco anos. Uma iniciativa importante, porque qualidade de água é qualidade de vida”, afirmou o reitor.