Próstata: Seduc dá início à campanha “Novembro Azul”

Por Portal do Holanda

17/11/2014 17h54 — em Amazonas

 

Para informar e sensibilizar os servidores públicos quanto à importância da prevenção ao câncer de próstata e a demais doenças masculinas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está realizando diversas ações educativas.

 

A abertura oficial da campanha “Novembro Azul: Um Toque Sem Preconceito Pela Vida” aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), com a palestra magna do médico urologista  Anoar Samad, que há mais de 23 anos atua na área de Urologia no Estado do Amazonas, tendo realizado cirurgias pioneiras relacionadas ao câncer de próstata. A palestra foi realizada na sede da Seduc, localizada no bairro do Japiim 2 e reuniu aproximadamente 150 servidores.

 

O secretário Executivo Adjunto do Interior, Algemiro Ferreira de Lima, que presidiu a abertura do evento, avaliou positivamente a ação. “É um momento importante que a Seduc une forças com outras instituições para, primeiramente, evitar o preconceito, já que quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais rápido e eficaz é o tratamento”, afirmou Algemiro Lima.

 

A palestra – “Câncer de próstata: o preconceito tem de acabar” foi o tema da palestra do médico urologista Dr. Anoar Samad, que abordou para os servidores os sintomas mais frequentes que podem ocasionar o câncer de próstata, destacando os principais cuidados que devem ser tomados para prevenir tais sintomas.

 

“Os casos de câncer de próstata hoje são muito frequentes, não pela falta de informação, já que existem diversas campanhas para divulgar esse assunto, mas pelo preconceito que muitos homens têm com a realização dos exames. A doença é silenciosa, por isso é de extrema importância a prevenção, o que contribuirá positivamente para a realização de um possível tratamento”, enfatizou Anoar Samad.

 

Para o servidor público, Antônio Soares da Costa, a palestra conseguiu reforçar a importância da prevenção contra o câncer de próstata. “É de extrema importância essa ação porque incentiva os homens que ainda têm preconceito a mudarem de atitude em relação ao assunto, já que os casos da doença têm aumentado consideravelmente”, comentou.

 

Programação – A programação da campanha organizada no âmbito da Secretaria de Educação (Seduc) em sua sede, contará ainda com diversos serviços de atendimento aos servidores, além de palestras com especialistas na área da saúde.

 

Dentre as atividades, nesta terça-feira (18) será promovida a palestra “Novembro Azul” ministrada pelo clínico geral Neuzimar Pacheco além de serviços de aferição de pressão. Já na quarta-feira (19) serão realizados atendimentos com clínicos gerais e nutricionista, além de um jogo amistoso de futebol no Clube Municipal.