Proposta de vereador quer manter feriados em Manaus

Por Portal do Holanda

25/08/2020 12h18 — em Amazonas

Foto: Robervaldo Rocha / CMM

Manaus/AM - O Projeto de Lei apresentado pelo vereador Elias Emanuel (PSDB) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) quer manter feriados na capital que devem ser suspensos após a revogação do decreto de calamidade pública. Na semana passada, o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) aprovou medida que suspende todos os feriados municipais como medida de recuperar a economia afetada pela pandemia do novo coronavírus. 

Para o vereador, mesmo que a iniciativa tenha o objetivo de ajudar o comércio, a população não pode deixar de comemorar datas importantes por causa de um motivo atípico como a pandemia. 

“Entende-se que a economia, deve-se retornar a sua normalidade em meio a paralisação ocorrida em consequência da pandemia de COVID-19, porém, não se pode penalizar uma sociedade, restringindo a possibilidade de se comemorar datas importantes em detrimento de um quadro conjuntural atípico decorrente da própria pandemia. De modo que, esse projeto vislumbra tão somente preservar as datas em epígrafe com vias a que seja feito, após a revogação do decreto, as programações a que se destinam tais datas”, justifica Elias Emanuel. 

A proposta de Elias quer manter três feriados municipais, sendo eles o da quarta-feira de Cinzas; feriado da Consciência Negra, no dia 20 de novembro; e o feriado de Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro. 

"A presente propositura tem por objetivo conservar datas importantes para a sociedade manauara, para instituições respeitadas como a Igreja Católica de Manaus, e para os movimentos sociais que atuam na promoção dos direitos civis, como por exemplo, os movimentos de negritude", acrescenta o vereador. 

Elias Emanuel pediu urgência na votação de sua proposta. A discussão em torno do assunto deve ser intensa na Câmara, pois a suspensão dos feriados foi uma reivindicação de setores do comércio manauara.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas