Projovem Urbano tem inscrições abertas até o final de novembro

Por Portal do Holanda

10/11/2014 16h54 — em Amazonas

As inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens estão abertas até o final de novembro, com oferta de 1 mil vagas para jovens entre 18 e 29 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental. As inscrições podem ser feitas na sede do Projovem, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, Avenida Maceió, bairro Parque 10, zona Centro-Sul, de 8h às 18h.

O Projovem Urbano é um programa do Ministério da Educação em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos que não tenham concluído o Ensino Fundamental, mas que saibam ler e escrever. A ideia é formar estes jovens para que possam ter qualificação profissional, participar de ações comunitárias coletivas de interesse público e ter acesso à inclusão digital.

Os interessados em se inscrever no programa, que tem duração de 18 meses, devem ter entre 18 e 29 anos e ir até a sede do Projovem levando original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, uma foto 3×4 e Histórico Escolar para comprovar que tenha feito até a 4ª série do Ensino Fundamental. De acordo com a coordenadora geral municipal do Projovem na Semed, Magda Collyer, quem não tiver o histórico escolar pode ir até ao local da inscrição para realizar um teste de proficiência.

“Quem não tiver o histórico pode ir até a sede do Projovem e lá será realizado um teste de proficiência, seguindo as normas do MEC, para poder analisar e verificar se o aluno está apto para fazer parte do programa”, explicou Collyer.

A coordenadora destacou, ainda, que cada aluno tem direito a uma bolsa de R$ 100 mensal. A bolsa só é recebida se o aluno tiver 75% de frequência no mês. As aulas estão previstas para iniciar em fevereiro de 2015.

“Esses alunos terão a chance de concluir o Ensino Fundamental e já sairão qualificados profissionalmente, prontos para encararem o mercado de trabalho. Além disso, participarão de ações coletivas de interesse público e terão acesso à inclusão digital, o que também vai contribuir em suas vidas profissionais. Eles ainda recebem uma bolsa de R$ 100”, informou.

As aulas do Projovem acontecem no turno noturno. Mais informações podem ser obtidas pelos números 3642-3156 / 9962-5947 / 8842-5238.