Manaus/AM - No Centro Educacional de Tempo Integral Tarcila Prado de Negreiros Mendes, localizado em Humaitá, a aplicação da robótica educacional está revolucionando o ensino da disciplina de Física para alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio.
O projeto, apoiado pelo Governo do Amazonas através da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), integra o Programa Ciência na Escola.
Coordenado pelo professor Romildo Pereira da Cruz, o projeto envolveu a realização de oficinas e minicursos de robótica, focando não apenas no aprendizado dos conceitos físicos, mas também na análise do rendimento e na motivação dos estudantes.
Segundo Romildo, os estudantes se sentiram desafiados a explorar e utilizar as ferramentas disponíveis, não apenas dentro do projeto, mas também em pesquisas adicionais.
O Programa Ciência na Escola (PCE) apoia projetos de pesquisa em escolas públicas estaduais e municipais do Amazonas, abrangendo do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio, incluindo modalidades específicas como educação de jovens e adultos e educação escolar indígena.



