Compartilhe este texto

Projeto para avaliar 'eventos extremos' nos rios da Amazônia é avaliado na UFAM

Por Portal Do Holanda

11/05/2022 14h05 — em
Amazonas


Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM - Com o objetivo de acompanhar a situação dos rios da Bacia Amazônica e suas relações com a comunidade da região em eventos hidrológicos extremos,  o projeto de ciência cidadã “Rios On Line”, que envolve a população da Amazônia e a academia, está sendo preparado para ser avaliado na próxima reunião da câmara de extensão e poderá ser aprovado como um projeto institucionalizado da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Criado a partir de 2005, após um evento de seca extrema, o projeto nasceu a partir da ideia de um grupo de docentes e discentes da Ufam, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em razão das dificuldades de acesso e da necessidade de suporte aos ribeirinhos na Amazônia.

Desde então o grupo vem construindo a plataforma Rios On Line com objetivo de ajudar a entender as consequências hidrológicas relacionadas a eventos extremos (inundações e secas severas), bem como a demais riscos geológicos naturais ou antropogênicas e propor ações mitigatórias.

A plataforma se aproveita do fato de que hoje a internet conseguir chegar em muitos lugares no interior da Amazônia. Deste modo hoje é possível produzir, trocar e integrar conhecimentos da academia com ribeirinhos, gerando soluções compartilhadas e melhorando a resiliência das comunidades face às mudanças climáticas e demais eventos catastróficos.

No Século XXI, já foram registrados eventos nos anos de 2009, 2012, 2013, 2014, 2015 e mais recentemente os de 2018 e de 2021, sendo que neste ano de 2022 outro evento forte se avizinha. Ou seja, vem ocorrendo numa frequência bem maior, sem mencionar os eventos de seca extrema dos rios, as terras caídas e o estresse que o próprio homem tem causado ao meio fluvial com a operação de mineração ilegal, a instalação de grandes centrais hidrelétricas, lançamento de esgotos, entre outros eventos.

Outro aspecto são as muitas doenças que têm relações importantes com o funcionamento do ciclo hidrológico, como é o caso da malária. Endemia que, no Brasil, tem na Amazônia mais de 90% dos casos, sabe-se que esse percentual elevado apresenta uma estreita relação entre o número de casos registrados desta doença e a variabilidade do nível dos rios e até mesmo com a cor das águas desses rios.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas