Compartilhe este texto

Projeto Espaço Verde é aprovado pelos moradores do Castanheiras

Por Portal Do Holanda

08/05/2015 13h14 — em
Amazonas



A área verde do loteamento Castanheiras será a próxima a receber as intervenções do Projeto Espaço Verde na Comunidade, da Prefeitura de Manaus. O loteamento fica no bairro São José Operário, na zona Leste, e possui uma significativa faixa de área verde com trechos degradados que receberão as intervenções do projeto. Em reunião com os moradores na noite da última quarta-feira, 6, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, obteve a aprovação da comunidade para as ações de recuperação e revitalização previstas para um trecho de aproximadamente 1.770 metros, do perímetro total da área verde, de cerca de 43 mil metros quadrados.

O Espaço Verde Castanheiras será a segunda unidade do Projeto Espaço Verde na Comunidade a ser implantada em Manaus e contará com calçadas, quadras de areia, pistas de caminhada, playground, academia ao ar livre e praça da família, além de iluminação de LED.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), em parceria com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e Limpeza Urbana (Semulsp).

A reunião com a comunidade aconteceu à noite na sede da Associação Comunitária do Conjunto Castanheiras. Sessenta moradores participaram do encontro e foram unânimes em aprovar a proposta de implantação dos equipamentos urbanos de recreação, nos trechos de borda da área verde hoje degradados. Segundo eles, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, as intervenções irão trazer mais segurança para a comunidade. O encontro contou com a presença da vereadora Professora Jaqueline, representantes do Implurb e da 4ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que abrange o bairro.

O secretário Itamar Mar destacou o êxito do piloto do Projeto Espaço Verde na Comunidade no Loteamento Campo Dourado, na Cidade Nova, zona Norte, em vias de ser inaugurado. “A participação da população do entorno nas discussões acerca da implantação do projeto é fundamental, tendo em vista o fato de que a comunidade é o nosso ponto de partida”, afirmou o secretário.

A ideia é promover a conservação e valorização das áreas verdes de loteamentos habitacionais, integrando-as às comunidades com a implantação de equipamentos que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população em zonas carentes da cidade deste tipo de espaços.

O primeiro passo do projeto é a realização de um diagnóstico socioambiental junto à comunidade, levando em conta a realidade dos moradores e os anseios deles em relação às áreas verdes. A partir daí são verificadas as possibilidades de intervenções de recuperação vegetal e implantação de infraestrutura de recreação e lazer.

“A experiência do Campo Dourado permitirá que novas áreas verdes sejam contempladas em localidades onde esses espaços estejam preservados mesmo que com trechos degradados”, afirmou Itamar Mar. No Campo Dourado, a comunidade foi beneficiada também com ações de pavimentação e implantação de rede de drenagem nas ruas que dão acesso à área verde. A estimativa é de que aproximadamente 78 mil pessoas vivam nos 16 mil lotes do conjunto. No Castanheiras, a população estimada é de 40 mil pessoas, em oito mil lotes existentes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas