Compartilhe este texto

Projeto da deputada Mayara sai do papel e CAIC TEA é inaugurado em Manaus

Por Portal Do Holanda

28/07/2025 19h26 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM- Um sonho antigo da deputada estadual Mayara Pinheiro tornou-se realidade nesta segunda-feira (28) com a inauguração do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) TEA José Contente, a primeira unidade de saúde no Amazonas com atendimento exclusivo para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto, que promete transformar a vida de milhares de famílias, foi uma solicitação da parlamentar em 2020.

Mayara Pinheiro celebrou a concretização da iniciativa. "É muito satisfatório ver um sonho se tornando realidade. Em 2020, apresentei um requerimento para a criação de um Centro Especializado no atendimento a pessoas com TEA. Hoje, o governador @wilsonlimaam entregou o CAIC TEA José Contente, a primeira Unidade de Saúde do Estado com atendimento exclusivo para crianças com autismo", declarou a deputada, parabenizando o governador pela entrega.

O CAIC TEA José Contente representa uma nova esperança para milhares de famílias amazonenses. A unidade terá como público-alvo crianças até 11 anos e 6 meses, oferecendo um atendimento multiprofissional completo, com equipes de psicólogos, terapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e outros especialistas. Um diferencial importante é a inclusão ativa da família no tratamento, reconhecendo seu papel fundamental no desenvolvimento da criança.

Entre os diferenciais da nova unidade, destacam-se a Sala Sensorial Multimodal, um Parque Molhado terapêutico, um espaço psicomotor e salas lúdicas, além de terapias baseadas na metodologia ABA (Applied Behavior Analysis), reconhecida por sua eficácia no desenvolvimento de crianças com autismo.

Com a inauguração do CAIC José Contente, nasce a rede CAIC TEA no Amazonas, um marco para a saúde pública do estado. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos, Mayara Pinheiro reafirmou seu compromisso em "garantir qualidade, estrutura e respeito" a essa parcela da população.

Uma luta que vem de 2020

O projeto para a criação de um centro especializado no atendimento a pessoas com TEA foi apresentado pela deputada Mayara Pinheiro em 2020, por meio de um requerimento. O documento já destacava a importância do tratamento e da inserção social para indivíduos com o transtorno no Amazonas.

Na época, a deputada ressaltou a atuação do Legislativo estadual na causa, mencionando a Proposta de Resolução Legislativa para a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de sua autoria. O objetivo central do requerimento era estabelecer uma política própria de atenção, um sistema de proteção aos direitos da pessoa com TEA e a construção de um complexo de atenção a autistas em Manaus. A ideia era aglutinar serviços que, até então, eram prestados de forma descentralizada, garantindo detecção precoce, acompanhamento, coleta de dados e, consequentemente, a inclusão social e a interação recíproca de autistas e suas famílias, que muitas vezes se sentiam desamparadas pelo Estado.

A proposta de Mayara foi fundamentada em cinco momentos integrados em três campos de atuação:

Reconhecimento e Cadastramento: Identificação e cadastramento dos pacientes e seus responsáveis, além da definição do grau do transtorno.

Acompanhamento Psicológico: Suporte psicológico regular tanto para as famílias quanto para os pacientes.

Terapias e Cuidados: Oferta de terapias específicas para atenuação dos efeitos dos transtornos, cuidados médicos e educacionais.

Reintegração Social e Mercado de Trabalho: Foco na reintegração social e na inserção ao mercado de trabalho.

Atividades de Integração: Dinâmicas e atividades no centro para promover e facilitar a interação entre os usuários, especialmente aqueles com maior dificuldade de socialização.

O centro atuaria nas áreas da saúde, educação e assistência social, preferencialmente no próprio complexo, ou através de encaminhamento a centros especializados com o devido acompanhamento.

A entrega do CAIC TEA José Contente representa a materialização de um esforço legislativo contínuo e um avanço significativo para a comunidade autista no Amazonas.

Clique para baixar arquivo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas