Compartilhe este texto

Programa RespirAR realiza mais de 95 mil atendimentos em 2023 no Amazonas

Por Portal Do Holanda

26/12/2023 11h33 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O ano de 2023 foi transformador para milhares de pessoas por meio do Programa RespirAR. Lançado pelo Governo do Amazonas, o Programa atua na promoção de saúde por meio da fisioterapia, atividade física e no combate ao sedentarismo, só este ano foram realizados mais de 95 mil atendimentos em 14 núcleos coordenados pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Com foco no cuidado, tratamento e prevenção de lesões musculares, cardíacas, ortopédicas e ao combate do sedentarismo, o Programa RespirAR é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem sido ferramenta de reabilitação para diversas patologias.

O ano de 2023 foi marcado pela expansão do Programa aos estádios da capital amazonense como o Estádio Carlos Zamith, o Ismael Benigno e o Oswaldo Frota que foram integrados aos núcleos do RespirAR com serviços de educação física e fisioterapia, além de aulas de ritmos e treino funcional.

“O RespirAR veio para me ajudar a sair do sedentarismo. Estava pesando 126 quilos e com as atividades, aqui, já perdi mais de 20 quilos. Tenho 40 anos e gosto de praticar esporte e caminhar, o programa só me incentiva a melhorar cada dia mais”, comentou Fabiano Nogueira, membro do núcleo no Estádio Carlos Zamith.

Este ano, o RespirAR também realizou ações para promoção de saúde nos municípios de Barreirinha, Presidente Figueiredo, Iranduba, além de trabalhos em comunidades indígenas.

“O RespirAR tem nos ajudado a melhorar em todos os sentidos. Hoje, a gente faz atividade física e caminhada, esse espaço com certeza veio para melhorar a vida dos moradores do bairro São Jorge”, disse Maria do Socorro, integrante do núcleo na Quadra Cauby Branco.

Unidades

O RespirAR conta com 14 núcleos de atendimentos espalhados pela capital amazonense, entre eles as Policlínicas Antônio Aleixo, Codajás e João dos Santos Braga e os Centros de Atenção ao Idoso (Caimis) Ada Viana e o André Araújo. Além desses, os Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) Padre Pedro Vignola, Magdalena Arce Daou, Teonízia Lobo, Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci - Aparecida), Vila Olímpica de Manaus, os Estádios Carlos Zamith, Ismael Benigno, Oswaldo Frota, além da Quadra Cauby Branco.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas