Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Programa de Telessaúde do Amazonas é apresentado em congresso nacional

Publicado

em

O programa de Telessaúde do Amazonas será destaque no encerramento do 7º. Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, nesta sexta-feira (30), no Rio de Janeiro. O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, foi convidado a apresentar a experiência exitosa do programa amazonense, que hoje é referência no país.

O programa de Telemedicina adotado pela Secretaria Estadual de Saúde tem permitido expandir para os municípios do interior, serviços antes restritos à capital, principalmente na área de cardiologia e, mais recentemente, com o programa de telemamografia.

O congresso é promovido pelo Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, em parceria com Sociedade Internacional para Telemedicina e Telessaúde. É organizado pelo Laboratório de Telessaúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Nesta 7ª edição, o evento terá como tema “A Telessaúde para Universalização da Saúde”, abordado em dois eixos: tele-educação e teleassistência.

Paralelamente ao 7º CBTms, estão acontecendo outros eventos de relevância para Telessaúde: a 20ª Conferência Internacional de Telemedicina e Telessaúde, o Simpósio Rio Telessaúde e o 4º Seminário Nacional do Programa Telessaúde Brasil Redes.

Experiência do Amazonas – O Programa de Telessaúde do Governo do Amazonas já tem mais de cinco anos de funcionamento e tem sido uma importante ferramenta para levar ao interior do Estado a oferta de serviços especializados de saúde, chegando a 100% dos municípios amazonenses.

Além das teleconsultas - sistema por meio do qual os médicos que atendem nos hospitais do interior podem trocar informações e contar com o suporte de uma segunda opinião de especialistas da capital -, a parte de diagnóstico também é destaque no programa e  tem, hoje, o suporte de uma moderna central de laudos, que funciona na Fundação do Coração Francisca Mendes.

O programa já tem uma forte atuação na área de telecardiologia, que além das teleconsultas permitiu expandir para o interior exames como o eletrocardiograma – já são mais de 300 mil exames laudados a partir de Manaus -, Holter e MAPA.

Atualmente, o Programa de Telessaúde vem exercendo um papel estratégico na interiorização do serviço de Mamografia, que integra as ações destinadas a facilitar o acesso das mulheres do interior a este exame, que é fundamental para o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. 

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.