Início Amazonas Professores em greve protestam contra reforma da Previdência em Manaus
Amazonas

Professores em greve protestam contra reforma da Previdência em Manaus

Envie
Professores em greve protestam contra reforma da Previdência em Manaus
Professores em greve protestam contra reforma da Previdência em Manaus
Envie

Manaus/AM - Professores da rede municipal fizeram um protesto na manhã desta terça-feira (18) contra a aprovação da reforma da Previdência dos servidores municipais. A manifestação é contra o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 8/2025, aprovado em segundo turno na Câmara Municipal na segunda-feira (17). O texto altera regras de aposentadoria para servidores que ingressaram no serviço público após 2003.

Durante o ato, educadores em greve desde 13 de novembro bloquearam por alguns minutos o tráfego ao se deitarem na via em frente a Prefeitura de Manaus. A Polícia Militar e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) acompanharam a mobilização para garantir a segurança no local. O PLC, apelidado pelos manifestantes de “PL da Morte”, prevê mudanças como idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, além de 25 anos de contribuição. Professores terão regras diferenciadas, com exigência de 30 anos de trabalho público para homens e 25 para mulheres.

A proposta foi encaminhada pela Manaus Previdência (Manausprev) para equilibrar as contas do regime próprio de previdência. Segundo a Prefeitura, sem as alterações, o déficit pode chegar a R$ 938 milhões até 2038. Com a aprovação na Câmara, o texto segue para sanção do prefeito. Regras de transição, cálculo do benefício e manutenção do abono de permanência também estão previstos no projeto.

Siga-nos no

Google News