Professores denunciam arrombamento de gabinetes em departamento na Ufam
Por Ana Celia Ossame, especial para Portal do Holanda
Professores do Departamento de Física de Materiais (DFMAT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) estão denunciando o arrombamento e invasão de gabinetes deles, com a troca de fechaduras, promovida no início da noite do último dia 05, por um grupo de professores do Departamento de Física (DF), no Instituto de Ciências Exatas (ICE) da instituição.
Em um ofício encaminhado ao reitor Sylvio Puga, os professores pedem providências contra o ato ocorrido na área do ICE da instituição, que, segundo eles, deixou estarrecidos a todos, especialmente aos que testemunharam os acontecimentos.
No documento, assinado pela professora doutora Angsula Ghosh chefe, em exercício, do Departamento de Física de Materiais (DFMAT), há fotos e vídeos gravados na ocasião dos fatos, mostrando a ação dos professores demais envolvidos.
“Com a ajuda de agentes externos ao corpo de servidores da UFAM as ameaças de violação do patrimônio material do DFMAT desta Universidade, pelos mencionados docentes foi executada, derramando um mar de vergonha sobre a comunidade universitária, que até então acreditava na intocabilidade da nossa centenária Instituição, que tanto orgulho e satisfação tem dado ao povo amazonense”, relata um dos trechos do ofício, que prossegue: “ao tempo que aterrorizou os docentes do DFMAT e os alunos do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS), causando-lhes grande impacto emocional e impedindo que esses docentes continuassem o exercício de suas atividades funcionais na Universidade, pois após o ato, os gabinetes ficaram impedidos de serem utilizados”.
Ao pedir as providências para apurar a possível responsabilidade de cada servidor mencionado nos atos ilícitos ocorridos na noite do dia 05, o DFMAT aponta outras irregularidades que antecederam àquele dia, como o descumprimento, pela chefia do Departamento de Física, da decisão tomada no dia 23.05.2023, quando o Conselho de Administração (CONSAD) desmembrou o Departamento de Física (DF), criando o Departamento de Física de Materiais.
Na ocasião, decidiu que não haveria necessidade de criação e/ou expansão do espaço físico, porque os docentes proponentes continuariam ocupando seus próprios gabinetes e laboratórios de pesquisa que estão sob suas coordenações, fato comprovado em vários documentos.
Entretanto, mesmo após o Conselho Universitário ter homologado o que havia sido decidido pelo Conselho de Administração, a chefia do Departamento de Física entendeu que os gabinetes funcionais dos docentes do DFMAT tinham que ser desocupados e “invertendo a estrutura hierárquica da Universidade, fez explícito ultimato ao reitor da UFAM, ao adverti-lo que, caso não ‘intervenha junto ao DFMAT para que as chaves dos gabinetes do DF sejam devolvidas de ‘maneira pacífica’, seriam adotadas ‛decisões ríspidas’.
No ofício, a chefa do DFMAT afirma que o ato não representa só o desrespeito às decisões dos órgãos superiores da UFAM, mas também demonstra falta de urbanidade, na medida que as ameaças se estenderam ao reitor Sylvio Puga.
Há relatos ainda de outros atos ilícitos, como ameaças semelhantes endereçadas tanto à Chefia do DFMAT, quanto à Direção do ICE, além da tentativa da Chefia do Departamento de Física de atribuir falta a professores de outro departamento, o Departamento de Física de Materiais, inclusive de professores do DFMat que, naquele período, estavam de férias ou afastados para estágio de pós-doutorado.
Diante da gravidade dos fatos, foi pedida a remessa dos autos à Corregedoria Setorial, com cópia ao Ministério Público Federal (MPF) e à Procuradoria Jurídica da Ufam, além de outros setores, e a adoção das medidas administrativas cabíveis, para garantir a volta dos docentes às salas do DFMAT.
Também foi solicitado o monitoramento da situação pela Coordenação de Segurança Institucional da Ufam, em conjunto com a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, visando resguardar tanto a integridade patrimonial da Ufam, quanto a integridade pessoal dos docentes do referido departamento.
Ouvido pelo Portal, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, que está em Brasília, informou que a Reitoria já recebeu o ofício do departamento e já o encaminhou para a Procuradoria Jurídica da instituição, que vai dar as orientações para as providências necessárias a serem tomadas.
ASSUNTOS: Amazonas