Siga o Portal do Holanda

Amazonas

​Procon Manaus preparado para fiscalizar a ‘Black Friday’

Publicado

em

A Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) estará orientando e fiscalizando as lojas no dia mundial de descontos, a “Black Friday”, marcado para o dia 27 de novembro, quando as lojas estarão fazendo a maior liquidação que antecede as comemorações natalinas.
 
Equipes de fiscalização estarão de plantão na sede do órgão, entre 8h e 17h, averiguando o cumprimento da legislação de que trata o comércio eletrônico e observando as ofertas de lojas físicas da capital participantes da “Black Friday”.
 
“Hoje encaminhamos solicitações de preços para CDLM (Câmara de Dirigentes dos Logistas de Manaus), Amazonas Shopping e Lojas City Lar, que foram os que sinalizaram que terão a ‘Black Friday’,  o nosso objetivo é ter a certeza de descontos e que as lojas não induzam a fraudes com aumento de preço dias antes e depois colocam valores ‘normais’ para induzir o consumidor há uma falsa promoção”, explica o coordenador da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor, Alessandro Cohen.
 
A notificação requisitória tem um prazo de cinco dias para que os lojistas repassarem a lista com os produtos, serviços e seus respectivos preços comercializados antes da data. O Procon Manaus atuará fiscalizando as lojas físicas, no município, participantes da “Black Friday” e multando as lojas onlines denunciadas pelos consumidores.
 
Como a prevenção do consumidor ainda é a ferramenta mais eficaz para evitar fraudes durante a “Black Friday”, o Procon Manaus lista algumas orientações importantes, como:
 
1-  EMPRESAS CONFIÁVEIS:  Busque informações com experiências de conhecidos e na Internet, como em sites tipo o reclameaqui.com, sobre a reputação da empresa em que pretende comprar;
2-   SITES SEGUROS: Identifique, no início do endereço eletrônico, a presença do “https” e de um cadeado ativado na extremidade esquerda da barra de endereços do seu navegador. Ao clicar nesse cadeado, a informação ali presente deve ser a mesma do site acessado. Para se informar sobre conexões seguras acesse a Cartilha do CERT.brcartilha.cert.br/uso-seguro/#10.1;
3-  PESQUISE ANTES: Acompanhe o preço dos produtos antes do  “Black Friday” e guarde a pesquisa;
4-   FIQUE ATENTO: As informações sobre preço, frete e prazo de entrega devem estar em destaque. Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome empresarial, CNPJ/CPF, endereços físico e eletrônico, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização.
5-  O PRINT É SEU ALIADO: Se a página estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salve as informações e registre sua reclamação na empresa. Você tem direito ao cumprimento da oferta, se for comprovado.
6-  COMPROVANTES: Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização de compra.
7-   A OFERTA VINCULA: O preço promocional não anula seus direitos. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação;
8-  ENTREGAS: Se o prazo de entrega não for cumprido ou se o produto estiver danificado, você pode cancelar a compra ou trocar a mercadoria. Examine sua compra assim que ela for entregue;
9-  CANCELAMENTO: No caso de compras por telefone ou por internet, você tem até sete dias para cancelar, isento de qualquer cobrança, incluindo frete. A empresa deve informar a administradora do cartão para o devido estorno do valor pago;
10-              EXIJA SEU DIREITO: Você pode reclamar pelos próprios sites nos quais efetuou compras. As empresas devem responder e resolver as reclamações em até cinco dias.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.