Compartilhe este texto

Primeiro caso suspeito de varíola dos macacos é registrado no Amazonas

Por Portal do Holanda

01/07/2022 22h54 — em
Amazonas


Foto: Liminha Jr.

Manaus/AM - A Fundação de Medicina Tropical de Manaus informou nesta sexta-feira (1), que atendeu um paciente com diagnóstico clínico compatível com a doença Monkeypox, a Varíola dos Macacos, e o caso está em investigação aguardando o resultado dos exames.

O paciente é jovem, sem comorbidades, e foi atendido e notificado junto ao sistema de vigilância epidemiológico e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica, em isolamento domiciliar, já com retorno programado para atendimento e novos exames. Pessoas que tiveram contatos com o paciente também estão sendo investigadas.

Sintomas

Os principais sintomas incluem: dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares, febre, exaustão, calafrios e gânglios inchados. No período de 1 a 3 dias após o surgimento da febre, o paciente desenvolve lesões, as erupções cutâneas começam a aparecer no rosto e se espalham para outras partes do corpo.

Proteja-se

A higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social são as orientações reforçadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para evitar o contágio da doença, que também ajudam na proteção contra Covid-19.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas