Compartilhe este texto

Primeira conferência de Criminologia da Região Norte está com inscrições abertas

Por Portal Do Holanda

29/10/2014 16h21 — em
Amazonas



A I Conferência Internacional de Criminologia, que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro de 2014, está com inscrições abertas. O evento é promovido pelo Centro de Estudos do Comportamento Criminal, com apoio do Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas, e tem como tema “A importância da Ciência na Compreensão e no Combate a Violência”. São esperados no evento profissionais e estudantes das áreas de direito, psicologia, medicina, jornalismo investigativo e segurança pública.

Com o objetivo de fomentar a discussão sobre o conhecimento do crime e do comportamento do criminoso, o evento apresenta palestras como Psicopatas e Violência: Um Desafio Internacional e Os Desafios do Perito Criminal na Cena de Crime de Homicídio, e acontece na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, situada na Av. Paraíba, 2000, Bairro Adrianópolis. 

Na programação, está a palestrante chilena, Dra. León Mayer, Doutora em Ciências da Saúde e uma das principais pesquisadoras internacionais em criminologia, Dr. Christian Costa, pesquisador, mestre em Psiquiatria, e autor do livro ‘Se o Mal Tivesse um Nome’, Dra. Claudiane Salles Daltio, psiquiatra, coordenadora de Assistência e de Pesquisa Clínica do Programa de Esquizofrenia do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Jussara Joeckel, perita criminal Seção de Crimes Contra a Pessoa do Paraná, e Dr. Malthus Galvão, perito médico-legista, ex-diretor do Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal.

“Uma das funções da Polícia Técnica é produzir ciência, produzir conhecimento que possa ser aplicado na solução de um crime”, explicou o Dr. Ilton Soares, perito criminal organizador do evento e membro do CECCRIM. “Como solucionamos crimes hoje? Ainda baseamos tudo na intuição, na coação e testemunho? Essas são algumas das questões que discutiremos no evento”, concluiu.

Escala PCL-R

A Escala Hare PCL-R (Psycopthy Checklist Revised) consiste em 20 itens de avaliação com notas de 0 a 2 e foi traduzida e validada no Brasil em 2000. Quando a soma final dos pontos passa de 30, está aceso o alerta para psicopatia. A escala é utilizada como avaliação em vários estudos forenses para determinar o risco que uma pessoa representa à sociedade. A Dra. León Mayer, palestrante da Conferência, é a responsável pela validação da Escala Hare PCL-R (Psychopathy Checklist-Revised) para a população carcerária do Chile. Recebeu vários prêmios no seu país por seu mérito acadêmico.

O que é o CECCRIM?

O Centro de Estudos do Comportamento Criminal é uma instituição voltada à capacitação e pesquisas sobre violência e criminologia. Oferece cursos para profissionais que atuam na área da Segurança Pública, em Universidades e demais Secretarias de Estado, além de prestar consultoria em: Análise Comportamental da Cena de Crime; Construção do Perfil do Criminoso; e Individualização da Pena de condenados da Justiça. 

Fundado em 2007, na cidade de São Paulo, pelo Dr. Christian Costa, criminólogo, mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo, o CECCRIM tem como meta contribuir com a compreensão científica da criminologia, de forma a perceber as causas que fomentam tantos comportamentos disfuncionais em nossa sociedade. Tem atuado provendo consultoria em vários casos emblemáticos ocorridos nos últimos anos, fazendo a construção do perfil psicológico de criminosos como os narcotraficantes Carlos Abadia e Fernandinho Beiramar. 

Hoje o CECCRIM conta com um núcleo em Manaus, coordenado pelo Perito Criminal MSc. Ilton Soares Oliveira e uma equipe multidisciplinar que se destina a dar continuidade aos trabalhos realizados pelo centro.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas