Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus vai reduzir os prazos nas concessões de aposentadorias e pensões do município. As aposentadorias vão passar a ser concedidas em até 25 dias úteis (antes eram 35 dias) e as pensões, em 23 dias úteis, contra os 30 dias anteriores. Uma redução no tempo de tramitação de 28,5% e 23%, respectivamente.
Nas solicitações de pensões, as únicas alterações são o início do processo pelo Setor de Atendimento (Sate) e a inclusão da visita das assistentes sociais do Setor Psicossocial, que verificam a convivência conjugal até a data do óbito.
A diretora de Previdência, Daniela Benayon, que detalhou sobre a proposta de redução dos prazos de concessão, explicou que medida já se mostrava viável a partir do acompanhamento mensal dos procedimentos, que demonstravam a conclusão dos trâmites bem abaixo do prazo estipulado.
Cada novo processo de concessão de aposentadoria passa, atualmente, por nove setores: Protocolo, Concessão de Benefícios, Gerência da Área Previdenciária, Auditoria Interna, Chefia de Gabinete, Diretoria da Área Previdenciária, Presidência, Manutenção de Benefícios e Arquivo, que encaminha ao Tribunal de Contas do Estado.

