Compartilhe este texto

Prefeitura promove curso em educação física adaptada

Por Portal Do Holanda

04/08/2014 16h40 — em
Amazonas



Cerca de 300 profissionais de educação física estão participando do curso de capacitação em educação física adaptada para alunos com deficiência, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Comitê Paralímpico Brasileiro. A cerimônia de abertura da atividade foi na manhã desta segunda-feira, 4, no auditório da Semed, localizado na rua Maceió, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul.

A atividade faz parte das ações dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo e iniciou com uma palestra ministrada pelo coordenador geral da Academia Paralímpica Brasileira, professor doutor Alberto Martins da Costa. Ele abordou o tema ‘Aspectos Gerais da Classificação Funcional’. Toda a palestra foi traduzida em braile.

“Temos alguns conteúdos básicos que nós acreditamos ser importantes para as pessoas que vão trabalhar com esporte para pessoas com deficiência. Primeiro é conhecer o mundo paralímpico, como ele se organiza e como são ministradas as modalidades. Vamos falar também sobre os valores paralímpicos, que é a coragem, determinação e igualdade. Também irei apresentar cada uma das modalidades para que os participantes possam conhecer as 22 modalidades paralímpicas de verão. Por fim, falaremos sobre classificação funcional, que é o principal aspecto que diferencia o esporte olímpico do esporte paraolímpico”.

Alberto comentou, ainda, sobre a importância do trabalho de capacitação para os professores. “A importância desta capacitação está em chamar a atenção e motivar as pessoas que trabalham com educação física, tanto na rede de ensino pública quanto na privada, para que possam perceber que a questão não é tão complexa e tão difícil quanto parece, mas que é preciso ter coragem para começar, determinação pra continuar e inspiração para poder motivar outras pessoas para o trabalho”.

A coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, informou que além dos professores da rede municipal e estadual de ensino, profissionais de outros municípios do Amazonas e acadêmicos de educação física também se inscreveram para a capacitação. “O curso vai capacitar e informar esses professores que trabalham com alunos com deficiência através do movimento. Ele vai dar base para esses profissionais trabalharem a questão da inclusão e dará possibilidade para que todos tenham o mesmo direito de aprendizado”. 

Para o professor de educação física da Secretaria de Estado de Educação, Heleno Nogueira, a capacitação, que antes era inviável por conta dos custos, é uma evolução que a Semed está possibilitando aos educadores. “Eu sou deficiente físico e faço parte de um grupo que trabalha com pessoas com deficiência. Temos a necessidade e sofremos com a falta de capacitação. Então este curso vai enriquecer nossos conhecimentos e possibilitar que a inclusão seja de fato uma realidade na nossa cidade”. 

Assessora pedagógica em educação física da Semed, a professora Odisséia Ferreira também elogiou a iniciativa da secretaria. "A inclusão hoje vem com força total nas escolas e a maioria dos professores ainda não possui a capacitação para lidar com alunos com deficiência. Então esse curso vem como suporte para orientar os professores sobre de que forma trabalhar com estes alunos".

Programação
De terça a sexta-feira, de 8 às 17h, a programação será realizada na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas.

Nos dias 5 e 6 haverá curso de atletismo com a professora Rosecler Ravache, técnica de atletismo e coordenadora de Atletismo Paralímpico do CPB. Haverá, ainda, voleibol sentado com o professor Amauri Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Voleibol Paralímpico. A programação inclui curso de Basquetebol em Cadeira de Rodas com Ana Maria Oliveira, professora de Basquetebol em cadeira de rodas da Academia Paralímpica Brasileira.

Nos dias 7 e 8 haverá curso de Golbol com Eldo Gomes, professor da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, e jogos recreativos adaptados com a professora mestre Elani Iamut, coordenadora de Educação Física da Uninorte.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas