Prefeitura monta esquema especial de serviços durante a Copa

Por

11/06/2014 17h32 — em Amazonas

Com o início da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, a Prefeitura de Manaus montou um esquema especial de serviços de trânsito, transporte, saúde, limpeza pública e assistência social, que começa a funcionar nesta quinta-feira, 12, tanto na Ponta Negra, que vai receber a FIFA Fan Fest™, quanto na Arena da Amazônia Vivaldo Lima.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins, explicou que serão destinados, diariamente, 45 agentes para postos fixos, com apoio de oito viaturas, para monitorar o tráfego e orientar motoristas e pedestres na área da Ponta Negra. Já na área da Arena da Amazônia, o órgão vai empregar 265 agentes e 73 viaturas, nos quatro dias de realização dos jogos.

Como alternativa para os torcedores, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) vai disponibilizar linhas de ônibus especiais, saindo de oito pontos da cidade e seguindo direto para o estádio. Serão linhas exclusivas para atender os torcedores e, portanto é obrigatória a apresentação do ingresso dos jogos no momento do embarque. A frota será de 77 ônibus que irão operar a partir do meio-dia.

Para combater qualquer tipo de ação que venha a violar direitos humanos durante os eventos da Copa do Mundo, o Comitê Integrado Pró-Copa atuará 24h, ininterruptamente, em regime de escala. O Plantão Integrado funcionará na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) para coordenar os trabalhos e equipes volantes, que percorrerão todas as zonas da cidade onde houver concentração de torcedores.

Em caso de violação de direitos, a população pode denunciar ligando para o Disque 100 ou o Disque Direitos Humanos da Prefeitura de Manaus (0800 092 6644).

Na área da limpeza pública, serão empregados 120 agentes de limpeza e mais 44 catadores que fazem parte do projeto “Coleta Seletiva Solidária” e atuarão na Arena da Amazônia e na área da Ponta Negra reservada à Fan Fest. O restante do efetivo da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), em dias de jogos do Brasil, atuará em expediente até o meio-dia. Já nos dias de jogos em Manaus, o trabalho seguirá normalmente. A coleta de lixo não sofrerá interrupções durante a Copa.

Na área da saúde, com o aumento do fluxo de pessoas na capital, a prefeitura vai reforçar a oferta dos serviços, garantindo o atendimento aos turistas, sem prejudicar as ações direcionadas à população local.

Entre as atividades está a intensificação das ações de imunização contra o sarampo, a rubéola, a caxumba, febre amarela e hepatite B. As atividades foram direcionadas, principalmente, aos grupos  considerados como de risco: trabalhadores do setor de turismo, transporte, alimentação, saúde, voluntários, além de profissionais do sexo.

Em caso de incidentes, a Semsa elaborou planos de Urgência e Emergência, envolvendo diferentes setores. Isso permitirá o fortalecimento das ações de Urgência e Emergência para atender a demanda espontânea e/ou referenciada e regulada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Houve ainda a ampliação do número de ambulâncias. O serviço conta hoje com dez delas para o transporte inter-hospitalar, 34 Unidades de Suporte Básico (USBs) e sete Unidades de Suporte Avançado (USAs).

Dentro da Arena da Amazônia, que tem capacidade para receber 44 mil pessoas, o atendimento está sob a responsabilidade da FIFA, que disponibilizará seis postos e 24 médicos durante os jogos. Nesse mesmo período, a Semsa também reforçará o quantitativo de ambulâncias na base do Samu, localizada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste da cidade.

Em outros pontos de Manaus, como no Complexo Turístico da Ponta Negra e avenida Itaúba, onde acontecerão eventos ligados à Copa do Mundo, estarão disponíveis Postos Médicos Avançados, com seis leitos, incluindo um leito de estabilização para casos mais graves, cada um.

Aderindo ao projeto-piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o DVisa também vai atuar dentro da Arena da Amazônia Vivaldo Lima. Quinze fiscais farão o acompanhamento da produção, transporte e consumo de alimentos durante os jogos.

 

Funcionamento

Todas as 330 Unidades de Saúde irão funcionar até às 12h nesta quinta-feira, quando ocorre o jogo do Brasil. Após o meio-dia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) manterá plantão de 24 horas para atender a população. A Maternidade Moura Tapajós, localizada na Avenida Brasil, na Compensa, manterá integralmente suas atividades durante o feriado.

 

Interdições em dias de jogos na Arena a partir das 6h

 

Em dias de jogos na Arena da Amazônia, as interdições das vias começam 12 horas  antes do início de cada partida. Desde às 6h ficarão interditados trechos das avenidas Lóris Cordovil e Pedro Teixeira, e toda a Alameda do Samba e Belmiro Vianez, na zona Centro-Oeste.

A partir das 12h, a avenida Constantino Nery será interditada, no trecho entre o viaduto de Flores e a avenida Darcy Vargas. Às 14h, a avenida Djalma Batista terá fluxo exclusivo para o transporte coletivo no trecho entre Darcy Vargas e viaduto Ayrton Sena.

Torcedores terão acesso à Arena, a pé, pela avenida Djalma Batista, Pedro Teixeira, Constantino Nery e Lóris Cordovil. A Polícia Militar será responsável pelo controle de entrada dos espectadores. Só terão acesso ao local os portadores de ingresso.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) orienta que os torcedores evitem estacionar seus veículos em áreas proibidas e façam uso dos estacionamentos privados do Ciesa, Amazonas Shopping, Millennium Shopping e Plaza Shopping.

Na Ponta Negra o trânsito ficará interditado até dia 13 de julho na avenida Cel. Teixeira, no trecho entre o Tropical Hotel até a rotatória da avenida do Turismo, sentido bairro/Centro.

Dessa forma, o trânsito será desviado na avenida Cel. Teixeira, em frente ao edifício Aruba para acesso da Alameda Alaska até às 14 horas. Após esse horário a Cel. Teixeira será interditada também no trecho centro/bairro, a partir da Rotatória do Turismo.

Para a saída da Ponta Negra, o acesso será pela Alameda Líbia e rua Thales Loureiro onde a prefeitura, em parceria com o Exército, colocou uma ponte provisória que dá acesso ao condomínio Alphaville e, posteriormente, à avenida do Turismo.

O desembarque de passageiros do transporte coletivo será na Alameda Alaska até às 14 horas. Após esse horário, somente os moradores terão acesso, com a apresentação da credencial emitida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Os coletivos passarão a fazer o desembarque e embarque de passageiros na Avenida do Turismo e na avenida Cel. Teixeira, após a rotatória do Turismo.

 

Jorge Teixeira

 

Na avenida Itaúba, no Jorge Teixeira,  zona Leste, onde também haverá transmissão pública dos jogos, com telão e shows de artistas locais, nos dias de jogos da seleção brasileira, haverá interdição no final da avenida Itaúba , trecho entre as ruas Mirra e a Sacaca, a partir das 10h. A via será liberada após a dispersão dos torcedores.

Para evitar a área interditada, o condutor poderá utilizar a rua Mirra à esquerda ou à direita, em direção aos bairros João Paulo ou Santa Inês.

Para controle do trânsito nessa área, o Manaustrans irá mobilizar um efetivo de 20 agentes.

 

SMTU vai disponibilizar linhas especiais para a Copa

As linhas de ônibus especiais destinadas ao atendimento dos torcedores que vão à Arena da Amazônia sairão de oito pontos da cidade e seguirão direto para o estádio. Para o embarque, os torcedores precisam apresentar o ingresso dos jogos. A frota será de 77 ônibus que irão operar a partir do meio-dia.

As linhas estão divididas entre troncais e circulares. As troncais atenderão as zonas Norte e Leste, e sairão dos terminais de Integração Cidade Nova (T3), Jorge Teixeira (T4) e São José (T5). As circulares atenderão as zonas Oeste, Sul e Centro- Sul. Elas não passarão em terminais de integração.

Duas linhas partirão do centro da cidade: uma da Rua Simón Bolívar, ao lado da Praça da Saudade, e a outra da Avenida Eduardo Ribeiro, nas proximidades da Praça da Matriz. Haverá também opção de linha saindo do calçadão do Complexo Turístico da Ponta Negra, do Centro Cultural Povos da Amazônia (Bola da Suframa) e do Aleixo, a partir a Avenida André Araújo, perto da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz).

 

Linhas alteradas

 

Com a interdição das vias do entorno da Arena da Amazônia as linhas de ônibus que atendem essa área terão o itinerário alterado. 

Linhas de ônibus da zona Norte que passam pelas avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery serão desviadas para a Djalma Batista. O embarque e desembarque de passageiros será feito, em ambos os sentidos, nos pontos de parada localizados próximo ao Conjunto Eldorado.

As linhas das zonas Oeste e Centro-Oeste que normalmente atendem a avenida Pedro Teixeira e a Lóris Cordovil serão desviadas para as avenidas Dom Pedro, Darcy Vargas e Theomário Pinto.

No caso das linhas 225, 219, 222 e 227 que circulam pelo trecho interditado da rua Lóris Cordovil, entre as avenida Constantino Nery e  Senador Álvaro Maia, o ponto de embarque e desembarque será na avenida B do bairro Alvorada 1