Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Prefeitura firma parceria com catadores de resíduos em Manaus

Publicado

em

Catadores de resíduos recicláveis de Manaus serão beneficiados por meio de uma parceria que será oficializada nesta sexta-feira, 7, entre a Prefeitura de Manaus e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Na solenidade, às 11h, no Palácio Rio Branco, o prefeito Arthur Virgílio Neto e representantes da associação vão assinar termo de adesão ao programa “Dê a Mão para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda”.
 
Participam também da assinatura do termo o secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Paulo Farias; João Carlos Basílio, presidente da ABIHPEC; Rose Hernandes, diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC; Cláudio Zanão, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) e Lívia Reis, representante da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (Abipla).
 
O programa contempla o fornecimento de máquinas e equipamentos como esteiras e mesas de triagem, prensas, big bags (grandes sacolas usadas para coletar os produtos), balanças, transpaleteiras, elevadores de fardos, trituradores de vidro, fragmentadores de papéis, fragmentadores de PETs, carrinhos, computadores, equipamentos de proteção individuais, entre outros itens.


 
Com a parceria, as cooperativas e associações de catadores devem receber ainda assessoria técnica, apoio de gestão, apoio logístico e de mercado e suporte na criação de redes de novas cooperativas e associações em Manaus.
 
“A prefeitura assina o compromisso de disponibilizar os galpões e o material da coleta seletiva por meio dos grupos de catadores e esses grupos de empresas assumem o compromisso de equipar os galpões e oferecer aos catadores todo o treinamento necessário no uso desses equipamentos e também uma melhor organização nas atividades empresariais de cada grupo atendido pelo projeto. o objetivo final é aumentar a eficiência dando um ganho maior na produtividade dos catadores e com isso melhorar as condições de renda deles”, explicou o secretário municipal de Limpeza Pública, Paulo Farias.
 
Para ele, a adesão de Manaus ao programa é um salto rumo ao crescimento da coleta seletiva e da reciclagem na cidade e também um avanço da prefeitura na busca pela sustentabilidade e no apoio a esta categoria de trabalhadores, vistos para o município como multiplicadores de ações ambientais. Ele lembrou que os catadores da coleta seletiva têm sido incluídos em todos os grandes eventos realizados pela prefeitura, como: o Carnaval, Boi Manaus e Réveillon da cidade.


 
Galpões
 
As ações da Prefeitura de Manaus em benefício das associações e cooperativas de catadores locais seguem determinações previstas na Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Atualmente, existem cerca de 260 catadores, divididos entre associações, cooperativas e núcleos, recebendo suporte da Semulsp.
 
Como parte desse apoio, a prefeitura viabilizou a contratação de galpões para abrigar o trabalho destes profissionais e melhorar a estrutura de trabalho da categoria. Na última sexta-feira, 31, o município entregou o sétimo galpão para uso dos catadores em Manaus. Com este, já são mais de 160 catadores de oito associações/cooperativas beneficiados pela prefeitura com novos galpões.
 
“Havia a expectativa de entrega de seis galpões, mas já entregamos sete. E hoje, com a adesão ao programa, a prefeitura começa a equipar esses galpões para otimizar o trabalho, oferecendo para mais de 160  catadores, maior produtividade e melhores condições de renda” disse.
 
Sobre o programa
 
Inicialmente, o programa “Dê a Mão para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda” vai contar com a participação da Associação Central de Catadores de Materiais Recicláveis (Recicla Manaus); Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Amazonas (Coopcamare); Eco Cooperativa de Industrialização de Materiais Recicláveis do Amazonas e rede de Catadores e Reciclagem Solidária (Eco-Recicla do Amazonas).
 
O programa é uma iniciativa da ABIHPEC, em parceria com a Abipla e Abimapi, como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo.
 
O projeto piloto foi implantado em quatro municípios de Santa Catarina e atualmente está presente em 56 municípios. Mais informações podem ser conferidas neste site

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.