Prefeitura faz trabalho de drenagem profunda em condomínio
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, executa reparos ocasionados por um vazamento em uma “rede pluvial” na avenida Nilton Lins, zona Centro-Sul, em frente a um condomínio Alpha Garden. O problema causou a erosão do solo, que atingiu a via pública e parte da rede de drenagem que passa na pelo condomínio.
Esta parte da tubulação recebe as águas do conjunto Shangrilá e de todas as residências que seguem no sentido bairro-Centro até a entrada do Parque das residências. Trata-se de um braço do igarapé que foi canalizado pela prefeitura, em administrações passadas, e que atravessa subterraneamente por dentro do condomínio.
Após identificação do problema, a Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf agiu de forma preventiva na área, executando os serviços de 30 metros de drenagem profunda e a troca de 60 canos de 1,50 metros de diâmetro. Todas as tubulações utilizadas na drenagem profunda serão pagas à prefeitura pela construtora do condomínio.
O serviço que cabe à Seminf foi definido após uma reunião com os responsáveis pelo condomínio, a construtora e a prefeitura. A parceria firmada entre a construtora e o poder público é para solucionar o problema de forma definitiva, com a troca da canalização da drenagem no local. Segundo o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, as tubulações eram antigas e, com o tempo, adquiriram infiltrações, encharcando o solo e causando a erosão, inclusive dentro da área particular. O serviço deve ser concluído no prazo de 25 dias.
“É um dever cívico solucionarmos esse problema dentro da área particular. A erosão foi causada por uma rede de drenagem infiltrada de responsabilidade da prefeitura. A drenagem profunda passa em frente ao condomínio, localizado na avenida Nilton Lins. Poderia ser em qualquer outro lugar, mas se o causador do transtorno é um órgão publico, nada mais justo que a prefeitura entregue de forma segura os serviços restaurados. Por isso estamos realizando os trabalhos”, explica Peixoto.
A Seminf informa ainda que a implantação da nova canalização vai evitar outra erosão devido às chuvas. Serão diretamente beneficiados todos os moradores dos trechos percorridos pela nova drenagem e as pessoas que transitam pelo local.
NULL
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Brasil