Prefeitura estuda implantar novo modal do transporte coletivo em 2015

Por Portal do Holanda

30/11/2014 14h02 — em Amazonas

O prefeito Artur Virgílio Neto afirmou que, a partir do ano que vem, um novo modal do Sistema de Transporte Coletivo deverá ser definido para Manaus. A informação foi divulgada sábado, 29, durante o jogo, pelo Campeonato Brasileiro, entre Flamengo e Vitória, na Arena da Amazônia, zona Centro-Oeste da capital. Segundo o prefeito, uma nova tecnologia deverá ser implantada em parceria com o Governo do Estado, mas espera que haja liberação de recursos federais para que o projeto possa ser viabilizado.

"Assim como durante todo este ano de 2014, primeiro com o governador Omar e depois com o governador Melo, continuaremos trabalhando em parceria com o Governo do Estado para avançar ainda mais nas melhorias para a população manauara. Nos próximos dias devo ter uma reunião técnica com o governador para definirmos um novo modal do transporte coletivo para cidade. Vamos acabar com aquela história de cada um puxar para um lado e planejar, isoladamente, soluções que, na verdade, só sairão do papel se forem trabalhadas conjuntamente. O que queremos é simplificar e escolher uma tecnologia de transporte de massa que ofereça aquilo que a cidade precisa", defendeu Arthur.

O prefeito disse ainda que a mobilidade urbana é um problema nacional e que uma resposta definitiva à questão só poderá ser dada se o Governo Federal assumir o papel que lhe cabe. "Os recursos precisam vir para a conta da prefeitura e do Governo do Estado. Além disso. é fundamental que a presidente Dilma Rousseff crie medidas que influenciem positivamente na questão tarifária. Por isso, vamos lutar muito para que ocorra a desoneração da cadeia produtiva dos ônibus e para que a Cide – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – passe para os municípios. São soluções que não cabem só à prefeitura, mas que têm que ser de quem presida o país”, destacou.

Na próxima terça-feira, 2 de dezembro, o prefeito viaja para o Rio de Janeiro (RJ), onde será homenageado como sócio benemérito do Clube de Regatas do Flamengo. Na capital carioca ele pretende visitar as estações do Bus Rapid Transit (BRT), que funcionam integradamente aos demais modais de transporte coletivo existentes na cidade, como metrô, trem e terminais de ônibus.

“Eu quero ver todo o complexo e funcionamento do BRT no Rio que está funcionando muito bem. Irão comigo técnicos da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) para vermos toda a tecnologia ali empregada. A ideia é estudar se o mesmo pode ser feito em Manaus, atendendo a população de maneira satisfatória”, explicou Arthur Neto.

 

‘Brasileirão’

Sobre a partida da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, na qual o Flamengo ganhou de 4x0 sobre o Vitória, na Arena da Amazônia, em Manaus, o prefeito avaliou positivamente o desempenho do time. “Foi uma partida honrosa e o Flamengo tem um bom time. O que precisa, na minha opinião, é de um segundo volante, de um bom centroavante e um número 10, aquele antigo ponta de lança. Se isso acontecer ele voltará a ser um time competitivo, porque tem uma boa zaga e o melhor goleiro do Brasil”, concluiu.

 

REPORTAGEM: Alita Falcão / FOTOS: Alex Pazuello