Prefeitura de Manaus diz que negocia compra de vacinas da AstraZeneca

Por Portal do Holanda

21/01/2021 17h34 — em Amazonas

Manaus/AM - A prefeitura de Manaus está negociando a compra da vacina AstraZeneca, mas aguarda uma oferta adequada ao orçamento municipal e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fechar o acordo.

"Se tiver vacina pra comprar com preço justo, a gente compra", declarou o prefeito David Almeida (Avante), em coletiva realizada nesta quinta-feira (21). Ele estima que U$$ 6 dólares por cada dose seria um preço razoável, já que o Ministério da Saúde gasta U$$ 5 em doses individuais da Coronavac.

"Temos recursos, inclusive de emendas de vereares, mas não há produto. Se houvesse, já teríamos adquirido", acrescentou, sem especificar uma previsão de quantas doses serão encomendadas.

Almeida disse ainda que a lista dos profissionais que devem receber a imunização nos próximos dias está sendo elaborada por uma equipe da prefeitura no Centro de Comando e Controle (CCC).

A lista foi um pedido de órgãos de controle para garantir a transparência da campanha, após denúncias de que pessoas estariam "furando a fila". Ele avisou que, no entanto, a divulgação dos nomes é vedada pela lei federal de proteção de dados.

De acordo com Almeida, a campanha de vacinação em Manaus será retomada nesta sexta-feira (22) em dezenove unidades de saúde administradas pelo governo do Amazonas, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas