Prefeitura amplia serviços da Fundação Doutor Thomas e Parque do Idoso
A Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, está sendo reformada pela Prefeitura de Manaus e ganhará 19 novos leitos após a conclusão das obras. A reforma, executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), contempla ainda melhorias na cozinha, no refeitório, na lavanderia e nos cinco pavilhões que abrigam os idosos.
Na quinta-feira, 15, o prefeito Arthur Virgílio Neto fiscalizou o andamento dos serviços e disse que a expectativa é que a reforma zere a lista de espera para novos internos na Fundação. “Eram leitos precários, com cobertura de madeira, e a obra estava interditada há mais de três anos. Agora estamos retomando os serviços com mais qualidade e com adequações para dar dignidade aos idosos que vêm para cá”, destacou.
De acordo com o subsecretário de Obras Públicas da Seminf, Antônio Nelson, a reforma vai resgatar dois pavilhões que estavam desativados. “Esses pavilhões serão adaptados e transformados em novos apartamentos. Com isso teremos capacidade para receber mais idosos”, destacou. A FDT possui cinco pavilhões em funcionamento, sendo três masculinos e dois femininos. Segundo a diretora-presidente da FDT, Martha Cruz, 109 idosos residem na instituição e estão divididos em grau de dependência, sendo: 30 idosos independentes que podem sair e voltar da FDT, 25 de média dependência e 54 de alta dependência.
A reforma contempla a troca do piso, dos telhados e melhorias nos banheiros. "Essas mudanças são primordiais para a segurança dos idosos. Serão instaladas, ainda, rampas, corrimão e piso adaptado que focam nas necessidades e no conforto dos nossos idosos”, explica a diretora.
Faz parte da reforma, ainda, a construção de um necrotério. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já foi concluída e passa a integrar o pacote de melhorias levadas para ao espaço.
Fotos: Alex Pazuello
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas