Prefeito de Manaus cria comitê e anuncia medidas de combate às queimadas; confira
Manaus/AM - O prefeito David Almeida (Avante) anunciou nesta segunda-feira (12) uma série de dez medidas para enfrentar a fumaça que encobre Manaus devido às queimadas em municípios do interior. A capital está enfrentando seu terceiro episódio de fumaça em sequência.
Entre as medidas, está o incentivo ao uso de calcário em vez de fogo para preparo do solo, com a prefeitura fornecendo maquinário para os agricultores. O programa “Manaus sem fumaça, produção sem queimadas” também será intensificado, comprando a produção para a merenda escolar e excluindo os produtores que utilizarem fogo.
Almeida também criou um comitê de combate às queimadas e retomará campanhas de conscientização. Desde sábado (10), Manaus enfrenta problemas de qualidade do ar devido a 29 focos de queimadas identificados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nos municípios vizinhos.
Apuí é o terceiro município brasileiro com mais focos de queimadas registrados recentemente, atrás de Itaituba e Novo Progresso, no Pará. Em Manaus, foram registradas 37 denúncias de queimadas urbanas, de pequeno porte, no período.
As dez medidas anunciadas pelo prefeito incluem:
1. Continuação da campanha “Sem queimadas, não há fumaça”;
2. Criação do Comitê Municipal de Combate às Queimadas;
3. Articulação com municípios da região metropolitana e a Associação dos Municípios do Amazonas;
4. Publicação diária de boletins informativos;
5. Orientações sobre cuidados com a saúde pela Semsa;
6. Medidas para evitar acúmulo de vegetação seca;
7. Campanhas de sensibilização em espaços públicos e educativos;
8. Campanha de sensibilização no setor primário da zona rural;
9. Promoção de técnicas de preparo do solo sem fogo;
10. Criação de uma unidade especial de fiscalização contra queimadas, composta pela Guarda Municipal Ambiental e SemmasClima.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas