Início Amazonas Prefeito assegura vacinação contra outros grupos de risco além do H1N1 em Manaus
Amazonas

Prefeito assegura vacinação contra outros grupos de risco além do H1N1 em Manaus

"Dia D"

Envie
Prefeito assegura vacinação contra outros grupos de risco além do H1N1 em Manaus
Prefeito assegura vacinação contra outros grupos de risco além do H1N1 em Manaus
Envie

Manaus/AM - O prefeito Arthur Virgílio Neto acompanhou neste sábado, 30/3, a realização do “Dia D” de Vacinação Contra a Influenza em Manaus, que teve sua abertura na Unidade Básica de Saúde (UBS) Arthur Virgílio Filho, no bairro Amazonino Mendes, zona Norte. Com 76% do público-alvo [455.083] já vacinado, o prefeito disse que espera bater a meta dos 90% antes mesmo dos 15 dias que ele havia estabelecido anteriormente. Arthur também anunciou a vacinação para outros grupos de risco, além dos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS).

“Já chegamos a 76% do público-alvo, faltam 14% para alcançarmos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Hoje [sábado] temos 200 pontos de vacinação espalhados pela cidade e tenho certeza de que fecharemos o dia com mais de 80%. Minha expectativa é de que, até a próxima terça-feira, 2/4, alcançarmos a meta”, afirmou Arthur Neto, reforçando que integram o público-alvo: crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, idosos, trabalhadores da saúde e educação, presos, doentes crônicos e portadores de outras comorbidades.

Ainda segundo o prefeito de Manaus, foram solicitadas mais 200 mil doses da vacina contra a Influenza (H1N1) para capital e o ministro Luiz Henrique Mandetta já autorizou o envio de 50 mil. “Recebemos 455.083 doses da vacina e seguimos rigorosamente as prioridades estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Mas vejo que alguns grupos não foram inclusos, como rodoviários, equipes de limpeza e quem trabalha nas drenagens e asfaltamentos das ruas da capital. São pessoas que estão expostas à queda de resistência e à gripe”, justificou Virgílio.

 Até às 17h deste sábado, 200 postos de vacinação seguem funcionando em todas as zonas da cidade para receber as pessoas que integram o público-alvo, principalmente grávidas, já que apresentam o menor índice de imunização. Conforme o Informe Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), da Sala Municipal de Vigilância em Saúde, divulgado no dia 28/3, as grávidas representavam apenas 43% do grupo previsto.

 “Quero agradecer a população que atendeu ao nosso chamado, aos servidores das unidades de saúde e demais envolvidos, que estão nos ajudando a cumprir com a meta da vacinação de forma organizada. Mais que ultrapassar a meta, queremos proteger as pessoas da nossa cidade”, finalizou.

 Lembrando que aqueles que não fazem parte do público-prioritário também podem ajudar no controle da Influenza tomando medidas simples de prevenção, como lavar as mãos, usar álcool em gel, cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar e evitar locais com grande aglomeração de pessoas.

Siga-nos no

Google News