​Potencial do Zona Franca Verde é destaque em reunião do CAS

Por Portal do Holanda

26/02/2016 15h47 — em Economia

Manaus/AM -  A 272ª reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), que aconteceu nesta sexta-feira, 26, e avaliou 27 projetos que constavam da pauta da reunião, foi presidida pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e titular interino, Fernando Magalhães Furlan, com a presença da superintendente Rebecca Garcia, que destacou a norma do CAS que regulamenta a Zona Franca Verde (ZFV).

Conforme a superintendente, a ZFV deve beneficiar os Estados da Amazônia Ocidental - AM, AC, RO, RR, assim como o Amapá.




O senador Omar Aziz (PSD/AM) apontou as limitações pelas quais o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) passa em função da ausência de logística e infraestrutura, o que dificulta a exportação de seus produtos, que, por não serem de primeira necessidade, levam a um sofrimento diferente daqueles de outras regiões do Brasil na atual crise. 




Omar também explicou que o petróleo, daqui a 50 anos, não terá o valor que lhe é atribuído hoje, em função das exigências de sustentabilidade. Ele citou o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) como órgão que deveria liderar pesquisas para aproveitar os recursos sustentáveis que a natureza oferece ao Amazonas, mas continua sem personalidade jurídica. Fato que marcou a reunião do CAS, com a presença dos senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), Randolfe Rodrigues (Rede/AP) e David Samuel Tobelem (DEM/AP), além de Omar Aziz, foi a terceira etapa da Zona Franca Verde (ZFV) com a aprovação das primeiras normas de regulamentação do modelo. 

A senadora Grazziotin afirmou que a riqueza do Brasil não está só no pré-sal, mas aqui no verde da Amazônia, em referência aos recursos sustentáveis da região e matéria-prima do Zona Franca Verde.

Para o prefeito de Macapá, Clécio Luís, a regulamentação da ZFV é a possibilidade de a Suframa cumprir sua missão de desenvolver a região sob sua abrangência. A implementação da Zona Franca Verde, na opinião do governador do Amapá, Waldez Goes, é uma contribuição ao crescimento não só dos cinco Estados onde estão instaladas as áreas de livre comércio (ALCs), mas também para o Brasil.  

Fotos: Pedro Braga Jr

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Economia