Compartilhe este texto

Pós-Graduação melhora trabalho de servidores municipais da Semed e Semasdh

Por Portal Do Holanda

14/08/2013 14h28 — em
Amazonas




A solenidade de conclusão dos cursos de pós-graduação, promovidos pela Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus, no auditório da Faculdade Salesiana Dom Bosco, foi considerada um momento de vitória para os 40 servidores municipais das secretarias de Educação e Assistência Social. Foram 18 meses de estudo, abdicando do contato com a família, para investir na formação profissional.

Incentivados a continuar a qualificação profissional, muitas vezes, os servidores ultrapassaram obstáculos para concluir os cursos promovidos pela Prefeitura de Manaus por meio do Prourbis. Para eles, a certificação é uma vitória.

É dessa forma que a técnica em Educação Infantil da Semed, Gláucia de Araújo Laurindo, encarou a solenidade de conclusão do curso de pós-graduação, onde finalmente, conquistou o certificado tão desejado.

Tudo porque durante os 18 meses de curso, teve que abdicar do contato com o filho que tem problemas crônicos para adquirir peso. “Ele tem uma doença rara, alergia alimentar. Ele quase não come, tem intolerância a lactose, alergia a soja e a corante. Então no decorrer da pós encontrei várias dificuldades, fiquei muito triste de ter que deixar meu filho, mas hoje é uma vitória para mim. Tentei conciliar os problemas e, consegui continuar com o curso. Hoje, com mais preparação, me sinto mais segura para buscar meios de ajudar meu filho e de cumprir com a minha função, que no final vai me ajudar a melhorar financeiramente, para dar o suporte que meu filho tanto precisa”, disse Gláucia.

Para a assistente social da Semasdh, Luciete Palheta, o curso de pós-graduação em "Gestão e Planejamento de Projetos Sociais com Ênfase em Captação de Recursos" contribuiu no processo de elaboração de projetos sócio-assistenciais. “Vão contribuir para que possamos realizar, efetivamente, a garantia do acesso aos serviços sócio-assistencias da população que está em maior vulnerabilidade social”, salientou Luciete. Mas, para ela, como profissional, o curso contribuiu para valorizar seu trabalho e prepara-la para novos desafios. “A valorização dos profissionais é fundamental. Essa qualificação continuada faz com que a gente possa estar melhorando a oferta de nossos serviços”, ressaltou.

Na opinião da pedagoga da Semed, Kely Patrícia Farias, a capacitação profissional contribuiu para que ela pudesse ter mais conhecimento sobre educação infantil. “No início pra mim foi difícil. Mas, com o continuar do curso, observei que adquiri muitos conhecimentos dessa fase e o meu crescimento profissional. Estou muito feliz com essa oportunidade porque tenho certeza de que quando eu voltar para a sala de aula, como professora de educação infantil, vou ter uma prática muito mais embasada e estarei muito mais preparada para atuar”, disse a pedagoga.

Benefícios à população

A secretária Municipal de Assistência Social, Goreth Garcia, destacou o papel do Prourbis e dos servidores no processo de melhoria da qualidade de vida da população. "A gente fica feliz de estar nesse momento com vocês, pós-graduados, que concluíram o curso com louvor. Vocês buscaram conhecimento para promover mudanças na vida das pessoas que vamos atender, promover melhorias na qualidade de vida. E o Prourbis, já começa mexendo numa coisa elementar, a melhoria da qualidade de vida através da drenagem", disse.

O coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade, indica que a qualificação dos profissionais da Semed e Semashd vai influenciar, diretamente, na qualidade do trabalho prestado à população atendida pelo Prourbis. "Ao oferecermos esses cursos de pós- graduação para os servidores estamos investindo na preparação dos profissionais que vão atuar, lá na ponta, junto a população atendida pelo Prourbis, nos módulos edificados do programa. Eles vão estar preparados e inseridos no contexto do Prourbis, que não visa apenas realizar obras", disse.

Luiza rebelo, diretora da Escola de Serviço Público Municipal da Prefeitura de Manaus, destacou que a formação dos servidores faz parte do acordo firmado entre Prourbis e  Banco Interamericano de Desenvolvimento. "Esse acordo prevê que além de ter essa infraestrutura urbana, é necessário também cuidar das pessoas, qualificar as pessoas para dar continuidade da urbanização. A urbanização não pode ser apenas física, ela pressupõem a qualificação das pessoas. Esses servidores estão sendo qualificados para prestar um melhor serviço no programa".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Brasil

+ Amazonas