Porto de Manaus é alvo de fiscalização intensa em ação contra exploração de menores
Manaus/AM - A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, na manhã desta sexta-feira (30), a Central Integrada de Fiscalização (CIF) em embarcações atracadas no Porto de Manaus.
A ação marca o encerramento da Operação Caminhos Seguros, que durante todo o mês de maio buscou a conscientização e o combate à violência contra crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Durante a fiscalização, foram encontradas porções de entorpecentes.
A delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), reiterou o foco da operação. "O objetivo é identificar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente os que estejam desacompanhados e sem documentação. Também buscamos apurar possíveis casos de favorecimento à prostituição, trabalho infantil, tráfico de drogas e tráfico de pessoas", afirmou a autoridade policial.
Escolha Estratégica do Porto
A secretária executiva de Direitos da Criança e do Adolescente, Rosalina Lobonesse, destacou que a escolha do Porto de Manaus para a fiscalização foi estratégica, considerando a intensa utilização do transporte fluvial pela população amazonense. "Precisamos garantir que crianças, adolescentes, idosos, todas as pessoas tenham o direito de ir e vir assegurado, mas também com documentação adequada, para que não estejam expostos a situações de violência durante o trajeto, seja no retorno para casa ou em reencontros familiares", explicou a secretária.
ASSUNTOS: Amazonas