A possibilidade de realização de um novo concurso público, além de outras melhorias para a Polícia Civil do Amazonas foram os temas de debate de uma Audiência Pública entre a Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Amazonas e entidades de classe nesta manhã de sexta-feira no Auditório Cônego Azevedo. O Sindicato dos Policiais Civis e a Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas eram algumas das representações presentes na reunião.
O presidente da Comissão, deputado estadual Marco Antônio Chico Preto, ouviu dos presentes algumas das dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil, atualmente, e juntos tentaram encontrar soluções para otimizar as atividades do segmento. “As representações apontaram a necessidade de um novo concurso público, assim como uma adequação dos critérios do pagamento da Gratificação de Atividades Técnico-Administrativas e uma reformulação do Programa Ronda no Bairro, mas para começarmos a discutir esses pontos, precisamos da presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Administração, por isso, estamos programando uma outra reunião com estes representantes”, explicou, acrescentando que a próxima reunião deve acontecer ainda na primeira quinzena de junho de 2014.
O presidente do Sinpol, Moacir Maia, destacou que atualmente existe uma falta de contingente na Polícia Civil, o que dificulta o trabalho dos atuais policiais e desestimula o interesse pela carreira. “Com a implementação do programa Ronda no Bairro foram criados novos Distritos de Polícia, obrigando a Polícia Civil a dispor de mais servidores nas delegacias, sobrecarregando-os, pois o programa foi idealizado sob a ótica da Polícia Militar, ou seja, a atividade fim, desconsiderando o investimento na atividade de meio, de investigação, por exemplo. Por isso precisamos de um novo concurso público para suprir essa demanda, assim como uma reformulação no programa que atente para a atividade meio”, afirmou.
