Polícia Federal desencadeia Operação Compensa
Agentes da Polícia Federal juntamente funcionários do Ministério da Previdência Social, desencadearam a “Operação Compesa” e cumpre cinco mandados de prisão preventiva, 19 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de condução coercitiva. Estima-se que os valores das fraudes em 110 benefícios verificados atingem mais de R$ 4 milhões.
Na ação além das prisões, estão sendo seqüestrado bens móveis, imóveis e contas bancárias, em decorrência de investigações iniciadas em 2010, em inquérito policial que tramita sob segredo de justiça, visando a apuração de crimes de estelionato previdenciário, corrupção passiva, corrupção ativa, formação de quadrilha ou bando, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, falsidade de atestado médico e uso de documento falso, capitulados no Código Penal.
Os mandados estão sendo cumpridos em Manaus através de um contingente de aproximadamente 91 policiais e 17 servidores do Ministério.
Dos cinco mandados de prisão preventiva quatro são em desfavor dos líderes das quadrilhas organizadas para fraudar a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais por incapacidade e ao idoso e um é em desfavor de um servidor público, que não teve o nome revelado.
Dos 17 mandados de condução coercitiva cinco são para oitiva de agenciadores de benefícios previdenciários e doze são para a realização de perícia médica em segurados que recebem benefícios previdenciários.
O nome da Operação, qual seja, “Compensa”, faz alusão ao bairro onde se concentram as ações dos integrantes das organizações criminosas investigadas.
NULL
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas