Siga o Portal do Holanda

Operação Hórus

Policia Ambiental detêm homem e apreende animais silvestres em Manaus

Publicado

em

Divulgação Polícia Militar/AM Divulgação Polícia Militar/AM
Divulgação Polícia Militar/AM

Manaus/AM - Durante a Operação Hórus, na manhã de quinta-feira (09), policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) realizaram a detenção de um homem e a apreensão de diversos pássaros silvestres em uma residência localizada no bairro Betânia, zona sul da capital. No local, os policiais apreenderam sete pássaros da espécie bicudo (Oryzoborus maximilian) e um da espécie curió (Oryzoborus angolensis).
 
Os policiais que atenderam à ocorrência receberam denúncia por meio do linha direta, por volta das 10h30, durante patrulhamento pelo bairro, informando que um indivíduo criava ilegalmente pássaros silvestres em sua residência. Ao chegar à referida residência, a guarnição foi recebida pelo proprietário do imóvel, que confirmou a existência dos pássaros e apresentou uma Licença Ambiental Única (LAU), de nº 88/2016, que autoriza a criação de Passariformes Silvestres Nativos.
 
No entanto, a licença estava vencida, em desacordo com a legislação em vigor, e o proprietário não apresentou a relação de passeriformes, que é expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 
Diante dos fatos, o proprietário da residência e os pássaros foram conduzidos à Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), para os procedimentos legais.
 
O Batalhão Ambiental orienta a população que criar, guardar, transportar, capturar ou caçar animais silvestres sem autorização do órgão ambiental competente, configura crime ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na Lei.
 
Para obter informações ou realizar denúncias, pode-se entrar  em contato com o BPAmb via Whatsapp, pelos números (92) 98842-1547 e 98842-1553, ou diretamente no endereço da Unidade, localizada na avenida Santos Dumont, s/nº, Tarumã, no prédio onde também funciona a Amazonastur. O email para contato é batalhaopmambiental_am@hotmail.com. 

Últimas notícias

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.