Início Amazonas Plantões de cirurgias ortopédicas são ampliados no Hospital Adriano Jorge
Amazonas

Plantões de cirurgias ortopédicas são ampliados no Hospital Adriano Jorge

Envie
Plantões de cirurgias ortopédicas são ampliados no Hospital Adriano Jorge
Plantões de cirurgias ortopédicas são ampliados no Hospital Adriano Jorge
Envie

Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) ampliou para os sábados os plantões de cirurgias ortopédicas de alta complexidade, na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ). A medida, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, faz parte de um plano de ações que visa a redução das filas para esse tipo de procedimento na unidade, que é referência em ortopedia, no estado. O primeiro plantão ampliado ocorreu no último sábado (17).

Com a ampliação dos plantões, o hospital terá um aumento semanal de 22,5% no número de cirurgias ortopédicas. Os procedimentos incluem cirurgias em joelho, quadril, braço e ombro. Os plantões aos sábados irão somar-se à programação semanal de cirurgias que já é realizada normalmente no hospital. 

Os pacientes estão sendo chamados para as cirurgias seguindo critérios pré-determinados, como tempo de espera, gravidade do caso, faixa etária e exames atualizados. As equipes dos plantões contam com 21 profissionais, entre cirurgiões e toda a equipe técnica do Centro Cirúrgico da FHAJ, que inclui técnicos de enfermagem e de radiologia, enfermeiros e anestesistas.

O centro cirúrgico da Fundação, que dispõe de 7 salas de cirurgias, deverá ser totalmente ocupado durante os plantões. Coordenador do serviço de cirurgia de joelho na FHAJ, o ortopedista Marcos George de Souza Leão, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS), está comandando os trabalhos iniciais e explica que não haverá alteração na rotina semanal da unidade.

No primeiro dia de plantão extra, foram realizadas cinco cirurgias de joelho. Vindo do município de Manicoré, desde 2010 o paciente Francisco Moreira, de 31 anos, sofre com problemas no joelho. Ele foi um dos primeiros chamados para a cirurgia.

Siga-nos no

Google News