Compartilhe este texto

Pitaya é poderosa em vitaminas e previne envelhecimento precoce

Por Portal Do Holanda

08/02/2023 16h45 — em
Amazonas


Foto: Idam/Ivy Marcelle

Manaus/AM - A pitaya ou fruta-do-dragão tem ganhado muita popularidade no Amazonas, e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), tem trabalhado para fomentar e difundir seu cultivo.

Além de ter uma aparência peculiar, tanto a polpa quanto a casca da pitaya são ricas em polifenóis, que têm ação antioxidante e contribuem no combate aos radicais livres.

A casca também possui um fitoquímico, que exerce a função de impedir o crescimento de células que podem causar o câncer. Por outro lado, as sementes colaboram para o bom funcionamento do estômago e do intestino.

Do ponto de vista nutricional, o consumo diário de uma porção, 100 gramas da fruta in natura, é o mais indicado para se extrair ao máximo os seus benefícios. A fruta é de baixa caloria, tendo cerca de 45 calorias a cada porção.

Foto:  Idam/Ivy Marcelle / plantação de pitayas

A nutricionista Deisy Souza dá três motivos para ter a fruta como uma opção, desde introdução alimentar a aliada no tratamento do câncer.

“Pitaya é rica em vitamina A e C, que fortalecem os sistemas imunológicos. Contendo bastante ferro em sua composição, ajuda a prevenir e tratar a anemia. E, por fim, há a presença de fósforo, cálcio e magnésio, que agirão no fortalecimento dos ossos”, enfatiza Deisy.

A pitaya também possui ainda betalaínas, espécie de pigmento presente em diferentes cores em flores e frutos, e que são um forte antioxidante natural, combatendo radicais livres, responsáveis por doenças degenerativas e o envelhecimento e morte celular.

Para pacientes como Cintia Lopes, a fruta auxilia também no bem-estar e ameniza as sensações que o câncer de mama traz.

“Passei a fazer a ingestão da pitaya ainda no tratamento do câncer de mama. Sentia minha pele mais hidratada e com um aspecto mais corado, mais energia ao longo do dia e um sistema digestivo mais funcional. Recomendo, sim, associado à uma dieta balanceada, o uso de pitaya como uma forte aliada ao tratamento de câncer”, aponta Cintia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas