PF realiza operação no Amazonas contra fraudes na compra de medicamentos

Por Portal do Holanda

03/06/2020 12h47 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Três municípios do Amazonas estão sendo alvos de operação da Polícia Federal denominada ‘Off-Label’, deflagrada nesta quarta-feira (3). A investigação aponta fraudes na contratação de empresas para a compra de medicamentos e insumos hospitalares em Boca do Acre, Pauini e Guajará. A ação também é realizada em oito municípios do Acre. 

As fraudes foram detectadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) durante inspeções no município de Cruzeiro do Sul (AC) em 2017, onde foram encontradas irregularidades na compra de insumos sem cumprimento de procedimentos administrativos e ordenamento de licitações. Também foram identificados pagamentos por medicamentos e insumos sem que os mesmos tenham sido entregues e ainda com sobrepreços. 

A partir desta investigação se verificou que as fraudes ocorriam em mais municípios do Acre e do Amazonas, em Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Xapuri, Epitaciolância, Bujari, Rio Branco  e Jordão, esses do Acre, e em Boca do Acre, Pauini e Guajará, no Amazonas. 

Estão sendo cumpridos 85 mandados de busca e apreensão em endereços nos 11 municípios alvos da operação. 

+ Amazonas